Compreendendo as Representações dos Papéis de Professores e Alunos de Inglês como Língua Estrangeira em Diferentes Contextos à Luz da Análise da Transitividade

Autores

  • Solange Teresinha Ricardo de Castro

Palavras-chave:

representações, professores e alunos de ILE, análise da transitividade, Lingüística Sistêmico-Funcional

Resumo

Este estudo examina as contribuições da análise da transitividade para a compreensão de como pessoas dos contextos educacional e profissional concebem os papéis de professores e alunos no processo de aprendizagem de ILE. Representações são os significados construídos sócio-historicamente na atividade lingüística das diferentes atividades práticas nas quais os indivíduos participam, nas formações sociais às quais pertencem. Os dados são de quatro corpora. Os participantes são de: uma escola de educação básica, um curso de Letras, o Departamento de Recursos Humanos de uma empresa, e um curso de Hotelaria. Os participantes dos processos, os processos e as circunstâncias foram examinados. Os resultados sugerem que a análise da transitividade é um instrumento poderoso para compreender as representações sobre ensinar e aprender em relação aos diferentes contextos.

Biografia do Autor

Solange Teresinha Ricardo de Castro

Solange Teresinha Ricardo de Castro holds a Doctorate from LAEL/PUCSP. She teaches at the Post-graduate Programme in Applied Linguistics of UNITAU. Her main research interests are: teacher education, mainly in undergraduate language teacher education contexts, and EFL teaching and learning in the public sector.

Downloads

Como Citar

Castro, S. T. R. de. (2011). Compreendendo as Representações dos Papéis de Professores e Alunos de Inglês como Língua Estrangeira em Diferentes Contextos à Luz da Análise da Transitividade. The Especialist, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6166

Edição

Seção

Artigos