Gêneros do Discurso em Transformação: Um Estudo Comparativo da Estrutura Potencial dos Gêneros Diário e Blog Sob a Perspectiva Sistêmico-Funcional

Autores

  • Orlando Vian Jr. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, Brasil
  • M. Caroline Moreira-Ferreira Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

diários, blogs, gênero, Estrutura Potencial do Gênero (EPG), registro

Resumo

Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo comparar as Estruturas Potenciais (Halliday & Hasan, 1989) de dois Gêneros: diários e blogs. Objetivando trazer contribuições para os estudos de gêneros discursivos pela perspectiva sistêmico-funcional, analisamos os blogs como um gênero resultante das transformações nos diários, recontextualizados de acordo com as mudanças sócio-históricas trazidas pela internet. Apresentamos as Estruturas Potenciais de ambos os Gêneros com base nos dados coletados e as suas variáveis de registro (Halliday & Hasan, 1989), como forma de mostrar as diferenças e as semelhançcas entre os dois gêneros.

Biografia do Autor

Orlando Vian Jr., Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, Brasil

Orlando Vian Jr. holds a Ph.D. in Applied Linguistics and Language Studies (PUC-SP). His main research interests are ESP, teacher education, Systemic-functional Linguistics and genre studies. He teaches at Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

M. Caroline Moreira-Ferreira, Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP, São Paulo, Brasil

Caroline Moreira-Ferreira is involved in research in the area of Systemic-functional Grammar and genre studies. She was a student at PUC-SP both at undergraduate level (Letras) and as a master student at LAEL/PUC-SP.

Downloads

Como Citar

Vian Jr., O., & Moreira-Ferreira, M. C. (2011). Gêneros do Discurso em Transformação: Um Estudo Comparativo da Estrutura Potencial dos Gêneros Diário e Blog Sob a Perspectiva Sistêmico-Funcional. The Especialist, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6171

Edição

Seção

Artigos