A Hipótese da Produção, o Professor de L2 e a Habilidade Oral

Autores

  • Maria da Glória Guará Tavares Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Palavras-chave:

produção, habilidade oral, professor, sala de aula

Resumo

O presente artigo reporta um estudo de caso conduzido com três professores de L2 cujo objetivo foi investigar as perspectivas dos professores em relação à habilidade oral, as oportunidades promovidas para a prática da habilidade oral em sala de aula e as funções da produção (Swain, 1985, 1995) mais enfatizadas pelos professores durante a prática da habilidade oral. Os resultados indicam que os professores vêem a habilidade oral como comunicação e as oportunidades para a prática oral consistem em discussões sobre tópicos familiares. Os resultados também indicam que a função da produção mais enfatizada pelos professores é a função da prática.

Biografia do Autor

Maria da Glória Guará Tavares, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

Maria da Glória Guará Tavares has just completed her PhD in Applied Linguistics at Universidade Federal de Santa Catarina on a grant from CNPq. The title of her doctoral dissertation is ‘Pre-task planning, working memory capacity, and L2 speech performance.’ Last year, she carried out part of her research data analysis at the University of Auckland on a grant from CAPES. She also has an MA in Applied Linguistics from Universidade Federal de Santa Catarina and a degree in EFL Teaching Methodology from Universidade Federal do Ceará. Her main research interests are: Learning styles, task-based language learning and teaching, working memory, and L2 speech production.

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Como Citar

Tavares, M. da G. G. (2011). A Hipótese da Produção, o Professor de L2 e a Habilidade Oral. The Especialist, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6174

Edição

Seção

Artigos