Organização Interacional e Controle de Tópico em Audiências de Conciliação

Autores

  • Wânia Terezinha Ladeira Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil

Palavras-chave:

audiências de conciliação, negociação, mediador, controle de tópico

Resumo

Analisamos o tópico discursivo na fala-em-interação no ambiente institucional de três audiências de conciliação de um Juizado Especial Cível de Relações de Consumo, baseando-nos no arcabouço teórico da Sociolingüística Interacional e da Análise da Conversa. A análise revela que os participantes têm direitos assimétricos na escolha dos tópicos a serem discutidos. Assim, o mediador é quem tem o direito de sugerir e controlar os tópicos discursivos da conversa. Esse controle de tópico é o principal procedimento institucional que pode diminuir as probabilidades de apresentação de acusações e réplicas diretas e adjacentes, e, conseqüentemente, aumentar a chance do mediador cumprir a sua tarefa de conseguir a conciliação entre partes em conflito.

Biografia do Autor

Wânia Terezinha Ladeira, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Brasil

Wânia T. Ladeira graduated in Letras at Federal University of Viçosa in 1995. In 2000 she concluded her master degree and in 2005 her PhD at Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. She studied mediation in conciliation hearings in her thesis.

Downloads

Como Citar

Ladeira, W. T. (2011). Organização Interacional e Controle de Tópico em Audiências de Conciliação. The Especialist, 29(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6192

Edição

Seção

Artigos