Autonomia: Requisito na Formação do Professor de Línguas para Fins Específicos

Autores

  • Niura Maria Fontana Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Palavras-chave:

autonomia, formação docente, fatores da autonomia, construção da autonomia

Resumo

A autonomia, vista como competência sociocognitiva de pensar e agir por recursos próprios, é um requisito indispensável na formação do professor de línguas para fins específicos, dadas as características peculiares da abordagem. A construção da autonomia compreende vários fatores inter-relacionados: conscientização, reflexão crítica, apropriação de conhecimentos teóricos e metodológicos, tomada de decisão e autogerenciamento dos saberes pressupostos na competência de ensinar línguas para fins específicos. Nesse contexto, a apropriação e construção de conhecimentos surgem como fatores que repercutem fortemente na construção do professor autônomo, capaz de criar e implementar cursos e disciplinas para fins específicos.

Biografia do Autor

Niura Maria Fontana, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Niura Maria Fontana is a Professor in the Department of Letters at Universidade de Caxias do Sul, RS. She works as teacher educator and develops research on reading and reading materials for the tertiary level. Her interests include teacher education, reading as a social practice, reading materials and discourse genre.

Downloads

Como Citar

Fontana, N. M. (2011). Autonomia: Requisito na Formação do Professor de Línguas para Fins Específicos. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6203

Edição

Seção

Artigos