Linguagem para Fins Profissionais: A Conformação de uma Disciplina/Curso no PROGEST/CEFET-MG

Autores

  • Kellen S. Batista Marques CEFET-MG, Belo Horizonte, Brasil
  • Maria Inês Garíglio CEFET-MG, Belo Horizonte, Brasil

Palavras-chave:

Capacitação, Construção Civil, leitura, letramento

Resumo

Este artigo relata a estruturação de um curso, no Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia – PROGEST, no CEFET-MG, fundamentado no ensino de língua pela abordagem instrumental. Trata-se da disciplina Linguagem para Fins Profissionais, que possibilita a discussão sobre o uso e a importância da linguagem e de suas variações. Seu objetivo é o de aclarar as interações entre os diversos usos da linguagem, priorizando o ambiente de trabalho dos profissionais/ alunos. Acerca disso, traçamos uma discussão sobre este público, seu mercado de trabalho - o da Construção Civil, a demanda de capacitação, além da questão da influência da leitura e do letramento para o contrato sócio- comunicacional exigido nesse ambiente.

Biografia do Autor

Kellen S. Batista Marques, CEFET-MG, Belo Horizonte, Brasil

Kellen S. B. Marques, student of Engineering of Civil Production at Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais and Languages at Centro Universitário de Belo Horizonte. She is a research of the Laboratory of Research on Reading and Cognition (LPLC) and of the Program of Study in Engineering, Society and Technology (PROGEST).

Maria Inês Garíglio, CEFET-MG, Belo Horizonte, Brasil

Maria Inês Gariglio, MSc on Educational Technology, teaches at Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais. She is the cofounder of the Laboratory of Research on Reading and Cognition.

Downloads

Como Citar

Marques, K. S. B., & Garíglio, M. I. (2011). Linguagem para Fins Profissionais: A Conformação de uma Disciplina/Curso no PROGEST/CEFET-MG. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6206

Edição

Seção

Artigos