Seleção de Informação Relevante: Um Desafio nos Cursos de Leitura para Fins Acadêmicos

Autores

  • Angela Cristina de Oliveira Corte Universidade de São Paulo-FFLCH-Centro de Línguas/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, São Paulo, Brasil
  • Cynthia Regina Fischer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-GEALIN/Centro Universitário da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Inglês Instrumental, leitura, seletividade, material didático

Resumo

Nas aulas de Inglês Instrumental para fins de leitura de textos acadêmicos, os alunos demonstram dificuldade em selecionar informações relevantes durante a leitura de seus textos acadêmicos, revelando falhas na capacidade de distinguir informações relevantes de irrelevantes. Essa difi culdade fica ainda mais evidente ao se trabalhar com textos mais longos. Essa constatação motivou-nos a elaborar material didático que os auxiliasse no processo de seleção de informações relevantes. O objetivo deste artigo é apresentar os procedimentos e as decisões subjacentes à elaboração desse material, bem como apresentar exemplos de tarefas, desenvolvidas com a finalidade de melhorar a habilidade de seletividade e flexibilidade dos alunos.

Biografia do Autor

Angela Cristina de Oliveira Corte, Universidade de São Paulo-FFLCH-Centro de Línguas/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, São Paulo, Brasil

Angela Cristina de Oliveira Corte has a PhD degree in Education from the College of Education at the University of São Paulo. She has an M.A. in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo. She studied English Language and Literature at the Catholic University of São Paulo for her fi rst degree. She has been teaching in universities for more than 20 years. She has been involved in ESP research and teaching since 1987.

Cynthia Regina Fischer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-GEALIN/Centro Universitário da FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, Brasil

Cynthia Regina Fischer has a PhD in Applied Linguistics from the Catholic University of São Paulo. She has an M.A. in Applied Linguistics from the same University. She graduated in English Language and Literature at the Catholic University as well. She has been teaching in universities for more than 20 years. She has been involved in ESP research and teaching since 1987. Presently she is part of the research group GEALIN in the Applied Linguistic Post-Graduation Program at the Catholic University of São Paulo.

Downloads

Como Citar

Corte, A. C. de O., & Fischer, C. R. (2011). Seleção de Informação Relevante: Um Desafio nos Cursos de Leitura para Fins Acadêmicos. The Especialist, 31(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6237

Edição

Seção

Artigos