Uma Linguística Aplicada das Línguas de Sinais no Sul Global e a formação do professor-pesquisador de Libras L2 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e64946Palavras-chave:
Linguística Aplicada das Línguas Sinais, Letras-Libras, Professor-pesquisadorResumo
Esta pesquisa enfoca as demandas emergentes no Sul Global, de modo amplo, e no Brasil, mais pontualmente, quanto a uma Linguística Aplicada das Línguas de Sinais (LALS), considerando as publicações (ainda iniciais) de uma Applied Sign Linguistics, nos termos de Napier e Leeson (2016). O objetivo é, pois, verificar de que modo a Linguística Aplicada figura no currículo de cursos de Letras-Libras e como a presença de problemas e temáticas próprias da área ensejam a consolidação de uma LALS brasileira. No que concerne à metodologia, de caráter qualitativo, elegemos a análise documental (Paiva, 2019), mais pontualmente a análise de cinco Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Letras-Libras de universidade federais indicadas como bem avaliadas pelo Ministério da Educação. A partir do estudo realizado, (i) são discutidas lacunas por preencher nos currículos e na formação de professores de Libras; (ii) defende-se que a Libras, como língua minoritarizada, traz desafios para a formação docente, e que uma postura a ser adotada nos cursos de Letras-Libras deva ser a de professor-pesquisador; e (iii) esboça-se um campo de LALS sensível ao contexto de multilinguismo brasileiro, em sinergia com o prisma decolonial.
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