Desenvolvimento de Interpretações Literárias Lógicas e Coerentes

Autores

  • Betina von Staa

Palavras-chave:

interpretações literárias, resumo, justificativas, gênero.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência de produção de interpretações literárias por alunos de 1o. ano de Ensino Médio. O trabalho está fundamentado na teoria de gêneros e registros de Eggins e Martin (1997) e em Bakhtin (1981) e Voloshinov (1973). Mostramos, com base em exemplos retirados dos textos dos alunos, como o debate no qual os alunos percebiam a sua diversidade de opiniões e o desenvolvimento de habilidades discursivas tais como elaboração de resumos e de justificativas e explicações acabaram por gerar textos mais seguros ao final do semestre.

Biografia do Autor

Betina von Staa

Betina von Staa holds a PhD in Applied Linguistics from PUC-SP. She has worked as a Portuguese and Brazilian Literature Teacher in a private High School in São Paulo. At the moment she is an educational technology consultant for Portal Educacional, offering support about the use of technology at schools.

Downloads

Como Citar

Staa, B. von. (2012). Desenvolvimento de Interpretações Literárias Lógicas e Coerentes. The Especialist, 26(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9289

Edição

Seção

Artigos