Os Professores na Era Digital e os (Des)Usos do Computador na Fase de Formação Inicial

Autores

  • Elaine Fernandes Mateus

Palavras-chave:

formação de professores, letramento digital, novas tecnologias, computadores

Resumo

Este estudo exploratório, com foco em professores em pré-serviço, busca (1) discutir como se deu, durante um curso de graduação em Letras, o uso do computador, e (2) descrever as visões que esses alunosprofessores do último ano do curso apresentam sobre a utilização desse recurso em sua prática pedagógica. Para tanto, analiso dados de um questionário, tendo como referencial estudos que discutem inclusão social e letramento digital. Os resultados apontam que o curso de formação em foco não integra as novas tecnologias e suas linguagens no processo de preparação inicial para a prática docente. Em conseqüência, os futuros professores não demonstram compreender seu papel como agentes nessa sociedade digital.

Biografia do Autor

Elaine Fernandes Mateus

Elaine Fernandes Mateus has been working as an Assistant Professor of Teacher Education in the Foreign Language Department at the State University of Londrina for the last ten years. Her ongoing research interests include community of teaching practice, culture and difference in teacher education programs and collaborative constructions of knowledge.

Downloads

Como Citar

Mateus, E. F. (2012). Os Professores na Era Digital e os (Des)Usos do Computador na Fase de Formação Inicial. The Especialist, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9375

Edição

Seção

Artigos