Tipos de verbos em artigos de pesquisa na área de química: uma perspectiva semântica

Auteurs

  • Mari Carmen Campoy Cubillo

Mots-clés :

análise de corpus, Inglês Instrumental, ensino de línguas, elaboração de materiais.

Résumé

Este estudo analisou tipos semânticos de verbos em artigos de pesquisa na área de química e suas estruturas colocacionais, com o objetivo de determinar os padrões verbais que co-ocorrem com mais freqüência em um gênero específico. Para realizar este estudo, 25 artigos de periódicos especializados foram processados por um programa de concordância. Implicações pedagógicas relacionadas a escolha de sentido e os padrões sintáticos que selecionam para transmitir um determinado sentido são discutidos neste artigo. O artigo analisa apenas o uso dos 30 verbos lexicais mais freqüentes encontrados no nosso corpus e limita-se ao uso desses verbos nos contextos em que foram encontrados.

Biographie de l'auteur

Mari Carmen Campoy Cubillo

Mari Carmen Campoy Cubillo teaches ESP for Chemistry and Agriculture students at the Jaume I University in Spain and is a member of the GIAPEL research group. The group is currently working in the project Text Types and Genres of Discourse: the Role of Formal Schemas (interactive multimedia system; autonomous learning).

Téléchargements

Comment citer

Cubillo, M. C. C. (2012). Tipos de verbos em artigos de pesquisa na área de química: uma perspectiva semântica. The ESPecialist, 23(1). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9387

Numéro

Rubrique

Papers