Las siglas del discurso biomédico escrito en inglés: análisis y aplicaciones didácticas

Autores

  • M. Ángeles Alcaraz Ariza

Palavras-chave:

ciências da saúde, IFM (Inglês para Fins Médicos), siglas, aplicações pedagógicas.

Resumo

Um dos recursos lingüísticos mais característicos e recorrentes da linguagem das Ciências da Saúde são as “siglas”. Este artigo examina esse recurso, especialmente as categorias denominadas como “inicialismos” e “acronismos”, com o objetivo de propor sua inclusão em programas de EMP (Inglês para Fins Médicos). Para tanto, analisamos artigos retirados de periódicos médicos ingleses, tais como JAMA, The Lancet, The New England Journal of Medicine, The British Medical Journal, etc. Os artigos analisados foram utilizados para alcançar um duplo objetivo: 1) apresentar a alunos espanhóis de EMP um bom conhecimento em inglês para a leitura de diferentes tipos de textos médicos (artigos de pesquisa etc.); e 2) familiariza-los com o uso das siglas. Nosso estudo revela que as siglas podem ter diferentes representações, no que diz respeito à sua extensão, composição e forma gráfica e que, lingüisticamente, atuam como substantivos comuns. Finalmente, aplicações pedagógicas são apresentadas.

Biografia do Autor

M. Ángeles Alcaraz Ariza

M. Ángeles Alcaraz Ariza holds a B.A. in English Studies and a Ph. D. in linguistics. She is currently teaching English Phonetics and English for Tourism at the University of Alicante (Spain). She has published several articles dealing with the influence of English on the Spanish language of medicine and is presently doing research on linguistic, rhetorical and discoursal analysis of medical language. She is a member of the Multidisciplinary and Multilingual Research Group on Scientific Discourse Analysis. She is also a member of the Women Studies Centre at the University of Alicante.

Downloads

Como Citar

Ariza, M. Ángeles A. (2012). Las siglas del discurso biomédico escrito en inglés: análisis y aplicaciones didácticas. The Especialist, 23(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9388

Edição

Seção

Artigos