A metáfora técnica e a criação do campo

Autores

  • Isabel Gonzàlez Pueyo

Palavras-chave:

terminologia, discurso técnico, metáfora lexical, metáfora gramatical.

Resumo

Várias pesquisas sobre a construção do conhecimento em campos especializados têm sido realizadas dentro do paradigma da lingüística sistêmico-funcional (Wignell, Martin & Eggins, 1987; Eggins, Wignell & Martin, 1987; Halliday, 1987, 1988; Halliday & Martin, 1993). Este artigo busca ampliar esse corpo de pesquisas, focalizando o campo da eletrônica e das telecomunicações. Com base na distinção de White entre o tecnológico e o científico (White, 1998), o artigo investiga, através da análise de um corpus representativo, como o discurso dessas disciplinas constrói o conhecimento especializado, através da criação da tecnicalidade (technicality). A análise mostra que essas disciplinas favorecem grupos nominais pré-modificados elaboradamente, construídos a partir de itens retirados do léxico vernacular e dos acrônimos derivados desses agrupamentos complexos. Sugere-se que há um propósito operacional e social subjacente ao propósito de comunicação quando essas disciplinas escolhem os recursos léxico-gramaticais para construir o fenômeno do seu domínio ideacional “nãosenso-comum”, e que tal léxico fornece uma conexão direta entre o domínio ideacional especializado e o domínio da experiência vernacular.

Biografia do Autor

Isabel Gonzàlez Pueyo

Isabel Gonzàlez Pueyo teaches technical English at the Engineering School of the University of Zaragoza, Spain. She holds a PhD in English Philology. Her research interests include the study of technical discourse, semiotics and language and ideology. Her published papers have appeared in Meta, English for Specific Purposes, Pragmalingüística and Miscelanea.

Downloads

Como Citar

Pueyo, I. G. (2012). A metáfora técnica e a criação do campo. The Especialist, 22(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9396

Edição

Seção

Artigos