Contribuições da Pesquisa Sócio-Histórica para a Compreensão dos Contextos Interacionais da Sala de Aula de Línguas: Foco na Formação de Professores

Autores

  • Maria Cecília Camargo Magalhães

Palavras-chave:

interação, co-construção, negociação, dialogia

Resumo

Este artigo discute a interação em sala de aula situada social e culturalmente, com base em quadros teóricos oferecidos por (a) pesquisa sócio-cultural e histórica (Vygotsky e seus seguidores); e (b) a pesquisa sobre a natureza polifônica e dialógica do discurso em sala de aula (Bakhtin/Voloshinov e seguidores). Seu propósito é repensar a discussão dos processos de negociação de conhecimento durante a aula de línguas e a qualidade do aprendizado do aluno a partir de um quadro sócio-histórico e sua importância crucial para o desenvolvimento do professor.

Biografia do Autor

Maria Cecília Camargo Magalhães

Maria Cecília Camargo Magalhães has a PhD in Education from the Curriculum and Instruction Department of the Virginia Polytechnic Institute and State University, VA, USA. She is a teacher at the Post-graduate Programme of Applied Linguistics (LAEL), PUC-SP, and works with questions related to continued teachers' and coordinators' education, focussing on reflection and on collaborative research.

Downloads

Como Citar

Magalhães, M. C. C. (2012). Contribuições da Pesquisa Sócio-Histórica para a Compreensão dos Contextos Interacionais da Sala de Aula de Línguas: Foco na Formação de Professores. The Especialist, 17(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9473

Edição

Seção

Artigos