El Ordenador al Servicio del Aprendizaje de Lenguas: Gramática y Diccionario Automáticos del Español

Auteurs

  • María Concepción Álvarez Lebredo

Mots-clés :

valência, gramática formal, dicionário eletrônico, apredizagem interativa

Résumé

Na apredizagem de uma segunda língua, é essencial o conhecimento da valência sintático-semântica dos verbos. As gramáticas e os dicionários são algumas das ferramentas mais importantes de que se servem os falantes não-nativos. Mas, no caso do espanhol, essas ferramentas, embora forneçam muitas informações, geralmente não são adequadas para a aquisição da língua, porque a informação valencial não é suficientemente explícita para que o falante não-nativo possa codificar mensagens admissíveis em espanhol. Apresentamos aqui um sistema de reconhecimento automático que analisa as construções verbais propostas pelo usuário e indica a acepção do verbo implicada no exemplo. Gramática, dicionário e máquina aliam-se no processo de aprendizagem.

Biographie de l'auteur

María Concepción Álvarez Lebredo

María Concepción Álvarez Lebredo belongs to the Department of Spanish Filology, Theory of Literature and General Linguistics of the University of Santiago de Compostela, where she has a research studentship. She belongs to the Spanish Syntax Group (http.//www.usc.es/~sintx), with which she has collaborated in several projects related to the structure of the clause and the automatic analysis of Spanish verb government. Nowadays, she works in the DoRo project (financed by the UE) and she is working on her Ph.D. entitled "Automatic Recognition of Spanish Verb Constructions". Her areas of interest are: Spanish syntax, particularly formal syntax; corpus linguistics; computational linguistics applied to Spanish learning, and ‘parsers’.

Téléchargements

Comment citer

Lebredo, M. C. Álvarez. (2012). El Ordenador al Servicio del Aprendizaje de Lenguas: Gramática y Diccionario Automáticos del Español. The ESPecialist, 19(1). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9853

Numéro

Rubrique

Papers