Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

  • Antonio Rediver Guizzo UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana - Docente

Palavras-chave:

Literatura, Interculturalidade, Ensino de Português Língua Adicional

Resumo

A Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA) recebe anualmente estudantes de vários países da América Latina para cursar o Ensino Superior. As dificuldades apresentadas pelos discentes, principalmente quanto ao baixo desempenho em atividades de leitura, interpretação e produção textual, revelam uma preocupante situação da educação no continente – os alunos “saem da escola” com um imenso déficit no domínio da competência leitora e escrita. Na rotina acadêmica dos discentes estrangeiros na UNILA, a essa realidade soma-se a dificuldade em aprender um idioma adicional em casos em que a compreensão textual no idioma materno é deficitária. Diante desse cenário, o grupo de pesquisa IPOELEA procura investigar possibilidades didático-pedagógicas que enriqueçam o ensino e aprendizagem de Português e Espanhol. No caso específico desse artigo, objetivou-se desenvolver uma sequência didática, elaborada a partir do gênero “causo”, que amplie as competências de leitura e escrita dos discentes e viabilize um diálogo intercultural no ensino de Português Língua Adicional.

Downloads

Metrics

PDF views
324
Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202623
|

Biografia do Autor

Antonio Rediver Guizzo, UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana - Docente

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), Pós-Graduação latu sensu pela Faculdade do Iguaçu em Lingua Portuguesa e Literatura (2006), Pós-Graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR (2013), Mestrado em Letras - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade; Linha de Pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2009); Doutorado em Letras pela UNIOESTE de Cascavel (2014); Acadêmico do curso de Bacharel em Direito UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon (2011) . Atualmente, atua como professor (dedicação exclusiva) da UNILA.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Guizzo, A. R. (2015). Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 140–154. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22445

Edição

Seção

Artigos