Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Antonio Rediver Guizzo

Resumo


A Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA) recebe anualmente estudantes de vários países da América Latina para cursar o Ensino Superior. As dificuldades apresentadas pelos discentes, principalmente quanto ao baixo desempenho em atividades de leitura, interpretação e produção textual, revelam uma preocupante situação da educação no continente – os alunos “saem da escola” com um imenso déficit no domínio da competência leitora e escrita. Na rotina acadêmica dos discentes estrangeiros na UNILA, a essa realidade soma-se a dificuldade em aprender um idioma adicional em casos em que a compreensão textual no idioma materno é deficitária. Diante desse cenário, o grupo de pesquisa IPOELEA procura investigar possibilidades didático-pedagógicas que enriqueçam o ensino e aprendizagem de Português e Espanhol. No caso específico desse artigo, objetivou-se desenvolver uma sequência didática, elaborada a partir do gênero “causo”, que amplie as competências de leitura e escrita dos discentes e viabilize um diálogo intercultural no ensino de Português Língua Adicional.


Palavras-chave


Literatura; Interculturalidade; Ensino de Português Língua Adicional

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