O ensino da literatura hoje

Autores

  • Benedito Antunes Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Formação do professor, Formação do leitor, Linguagem literária

Resumo

Fala-se em crise da literatura como decorrência do contexto histórico-social contemporâneo, em que a leitura, em especial a literária, não seria uma prática capaz de concorrer com as diversas formas de comunicação audiovisual. Este artigo propõe-se discutir essas questões, procurando identificar o papel da escola na difusão da leitura literária. Para isso, contempla aspectos inerentes ao tema, como as condições socioeconômicas dos professores, a formação profissional proporcionada pelos cursos de licenciatura e, principalmente, a literatura como objeto de ensino. Considera a hipótese de que os problemas relativos ao ensino da literatura são comuns aos da própria formação escolar e que a literatura pode constituir um campo privilegiado para apontar novas perspectivas para a educação em geral.

Downloads

Metrics

PDF views
2,558
Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026230
|

Biografia do Autor

Benedito Antunes, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Câmpus de Assis

Departamento de Literatura, área de Literatura Brasileira

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Antunes, B. (2015). O ensino da literatura hoje. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 3–17. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22456

Edição

Seção

Artigos