Signos e suportes contemporâneos: notas sobre a Literatura Infantil e Juvenil

Maria Zilda Cunha

Resumo


Resumo: O design do mundo atual - em face das revoluções tecnológicas e paradigmáticas - tem provocado indagações constantes. Nesse contexto, a Literatura Infantil e Juvenil procura criar novas interfaces com a Educação. Desafio que impulsiona uma investigação de aspectos teóricos e metodológicos subsidiários ao desenvolvimento da recepção estética e crítica mais adequada ao leitor contemporâneo. No presente artigo, orientados por proposições de G. Agamben e de M. Maffesoli, destacamos alguns sinais da contemporaneidade. À luz desses pressupostos, identificamos aspectos da produção contemporânea para crianças e jovens no âmbito da temática, dos suportes e diagramas narrativos. O viés do comparativismo literário propicia traçarmos formas de leitura que podem contribuir para o desenvolvimento de uma recepção estética e crítica mais adequada ao nosso leitor em formação.


Palavras-chave


Leitor, Literatura Infantil e Juvenil, suportes e signos contemporâneos.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 FronteiraZ : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

FronteiraZ está indexada em:

Apoio: