Fantasmas de vitrine

“A loja feminina” de Carlos Drummond de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p175-195

Palavras-chave:

Poesia moderna brasileira, Farewell, Ninfa, Imagem, Eros

Resumo

Este artigo propõe outro modo de olhar a poesia de Drummond por meio da análise do poema “A loja feminina”. A partir de uma metodologia da montagem de tempos, gêneros e linguagens artísticas diversas, buscamos abrir, de maneira fantasmal e erótica (sem esquecer a ambiguidade do erotismo visto por Georges Bataille), um poema que, em um jogo cênico de espelhos, artifícios e ornamentos, explora a fascinação da palavra feita imagem, da imagem feita palavra. No desenlace da cena dramática, leitor e poeta se dissolvem no “enigma de formas permutantes”, a restar como mais um, entre tantos, nomes da Ninfa, essa singular personagem teórica de Aby Warburg, reproposta na contemporaneidade por Georges Didi-Huberman, presença espectral a invadir os versos. Eis que nos, movimentos tardios dessa obra poética movediça, descobrimos uma vida mais intensa – a vida das imagens, pensada por Baudelaire, Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Emanuele Coccia.

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Biografia do Autor

Maura Voltarelli Roque, Universidade Estadual de Campinhas - UNICAMP

Maura Voltarelli é pesquisadora e crítica literária, possui mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2014) (bolsista Fapesp) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2019) (bolsista Fapesp), com estágio de pesquisa (bolsa BEPE/Fapesp) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Recentemente, concluiu pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP) (bolsista Fapesp), com período como pesquisadora visitante (bolsa BEPE/Fapesp) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França, também sob a supervisão de Georges Didi-Huberman. Seus estudos e pesquisas mais recentes têm se voltado para um diálogo de natureza antropológica entre a palavra e a imagem, a literatura e as artes visuais, por meio do estudo da imagem da Ninfa, pensada por autores como Aby Warburg, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben, na literatura brasileira. É autora do livro Amar, depois de perder: uma poética da Ninfa (2021), publicado pela Ofícios Terrestres Edições, além de uma série de artigos científicos na área de Literatura Brasileira, Teoria e Crítica Literária e Artes Visuais. Seu livro mais recente, O Sequestro da Ninfa, sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade, fruto de pesquisa de pós-doutorado, está em processo de finalização, com publicação pela Ofícios Terrestres Edições para início de 2024.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Roque, M. V. . (2024). Fantasmas de vitrine: “A loja feminina” de Carlos Drummond de Andrade. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 175–195. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p175-195