Imaginação poética e complexo de cultura

uma leitura bachelardiana dos cisnes de Fiama Hasse Pais Brandão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p196-215

Palavras-chave:

Poesia portuguesa, Gaston Bachelard, Imagem poética, Tradição, Imaginação material

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como a imagem poética, a imaginação material e o complexo de cultura, conceitos bachelardianos fundamentais, podem ser produtivos na leitura da poesia de Fiama Hasse Pais Brandão, particularmente de seus poemas que reconfiguram e atualizam a relação entre a tradição poética e a temática do canto do cisne. Fundamental na revolução da poesia portuguesa a partir da Poesia 61, para a qual a imagem é um tema importante, a obra de Brandão “revolucionou o imaginismo primitivo” (Cruz, 2008). O potencial transformador da imagem poética em diálogo com topos literários por vezes desgastados (Bachelard, 2016) espelha-se na forma como a poeta portuguesa cria imagens poéticas originais que renovam sua relação com a tradição. Pretende-se contribuir, assim, para a atualização das leituras de uma poeta fundamental, bem como para o reconhecimento da atualidade do pensamento bachelardiano na crítica literária hoje.    

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Biografia do Autor

Erica Martinelli Munhoz, Universidade Estadual de Campinhas - Unicamp

Doutora em Teoria Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, com a tese "'Não há nada entre nós': Uma (im)possível tradição poética de mulheres no imaginário de Ana Cristina Cesar, Adília Lopes e Patti Smith", defendida em setembro de 2023. Mestre em Teoria Literária pelo IEL, Unicamp, com a dissertação "As luvas, as lâminas, o estilete da sua arte: intertextualidade e leitura feminina em Ana Cristina Cesar". Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Munhoz, E. M. . (2024). Imaginação poética e complexo de cultura: uma leitura bachelardiana dos cisnes de Fiama Hasse Pais Brandão. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (32), 196–215. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p196-215