Imaginação poética e complexo de cultura
uma leitura bachelardiana dos cisnes de Fiama Hasse Pais Brandão
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2024i32p196-215Palavras-chave:
Poesia portuguesa, Gaston Bachelard, Imagem poética, Tradição, Imaginação materialResumo
Este trabalho tem por objetivo compreender como a imagem poética, a imaginação material e o complexo de cultura, conceitos bachelardianos fundamentais, podem ser produtivos na leitura da poesia de Fiama Hasse Pais Brandão, particularmente de seus poemas que reconfiguram e atualizam a relação entre a tradição poética e a temática do canto do cisne. Fundamental na revolução da poesia portuguesa a partir da Poesia 61, para a qual a imagem é um tema importante, a obra de Brandão “revolucionou o imaginismo primitivo” (Cruz, 2008). O potencial transformador da imagem poética em diálogo com topos literários por vezes desgastados (Bachelard, 2016) espelha-se na forma como a poeta portuguesa cria imagens poéticas originais que renovam sua relação com a tradição. Pretende-se contribuir, assim, para a atualização das leituras de uma poeta fundamental, bem como para o reconhecimento da atualidade do pensamento bachelardiano na crítica literária hoje.
Downloads
Metrics
Referências
BACHELARD, G. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, G. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BACHELARD, G. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
BRANDÃO, F. H. P. Cenas vivas. Lisboa: Relógio D’Água, 2000.
BRANDÃO, F. H. P. Obra breve: Poesia Reunida. Lisboa: Assírio e Alvin, 2017.
CORTEZ, A. C. Poesia 61 hoje: Uma necessária heterodoxia. Colóquio Letras, n. 177, p. 28-45, maio 2011. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/77001. Acesso em: 21 jun. 2024.
CRUZ, G. A vida da poesia: Textos críticos reunidos. Lisboa: Assírio e Alvim, 2008.
DA COSTA, C. H. Símbolo, complexo e mito: o mistério Bachelard. Alea. Rio de Janeiro. v. 20/3. p. 75-95, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/x8MFvbgNKyyDMqRZHrRcfmy/. Acesso em: 21 jun. 2024.
DA SILVA, J. A. O. C. Fiama Hasse Pais Brandão: uma poesia para o futuro. In: RODRIGUES, E.; SOUSA, R. A dinâmica dos olhares: Cem anos de literatura e cultura em Portugal. Lisboa: CLEPUL, 2017.
DAL FARRA, M. L. O Cisne e Seu Canto: Leitura dos Poemas de Fiama por Adília Lopes ou Fiama na Letra de Adília. Abertura ao Congresso Internacional de Língua Portuguesa “Filosofia e Poesia” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dias 13 e 14 de abril, 2015.
FERREIRA, A. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013.
FRIAS, J. M. The Chanto of Images: Fiama and indifference. Portuguese Studies, v. 36, n. 2, p.160-176, 2020.
GESTEIRA, S. M., SECCO, C. L. T.; SILVEIRA, J. F. Entrevista Joana Matos Frias. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 11, p. 03-07, jul. 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334663260_Entrevista_Joana_Matos_Frias_Portugal. Acesso em: 21 jun. 2024.
MARTELO, R. M. A “fala perfeita” de Fiama. Ex Aequo, n. 9, p. 69-75, 2003. Disponível em: https://exaequo.apem-estudos.org/artigo/a-fala-perfeita-de-fiama. Acesso em: 21 jun. 2024.
MUNHOZ, E. M. “Não há nada entre nós”: Uma (im)possível tradição poética de mulheres no imaginário de Ana Cristina Cesar, Adília Lopes e Patti Smith. 2023. 487 f. Tese (Doutorado em Teoria Literária). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas – SP, 2023. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372872. Acesso em: 04 jul. 2024.
RICOEUR, P. Do texto à ação: Ensaios de hermenêutica II. Trad. Alcino Cartaxo e Maria José Sarabando. Lisboa: Rés, 1990.
YEATS, W. B. The Collected Poems 1889-1939. Londres: Palgrave Macmillan, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.