Configurações da palavra no audiovisual e na literatura de Valêncio Xavier

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DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p20-33

Palabras clave:

Valêncio Xavier, Pedagogia Audiovisual, Dialogismo, O Minotauro, Pinturas Rupestres do Paraná

Resumen

O trabalho examina as diferentes configurações da palavra na produção literária e audiovisual do brasileiro Valêncio Xavier. Para tanto, inicialmente são estabelecidas linhas gerais de seu sistema de criação. Em seguida, são analisados elementos do vídeo Pinturas Rupestres do Paraná (1992) e da narrativa literária O Minotauro (1985), respectivamente à luz do conceito lotmaniano de pedagogia audiovisual e de contribuições do dialogismo. Acredita-se que ambas as obras demonstrem formalmente facetas de um mesmo projeto estético.

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Publicado

2022-07-12

Cómo citar

E. L. Fonseca, D. F. (2022). Configurações da palavra no audiovisual e na literatura de Valêncio Xavier. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (28), 20–33. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2022i28p20-33