Vestido, vaso e dragões
estranhos objetos e a irrupção do insólito em contos de Silvina Ocampo e Augusta Faro
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-4373.2025i35p218-233Palabras clave:
Literatura fantástica, Literatura argentina, Literatura brasileira, Autorias femininas, Objetos inanimadosResumen
Este trabalho propõe uma leitura crítica dos contos “O vestido de veludo”, da escritora argentina Silvina Ocampo (1903-1993); e “O Dragão Chinês”, da autora brasileira Augusta Faro (1948). Apesar das diferenças geográficas e contextuais entre as duas escritoras, suas narrativas convergem, ao apresentar a irrupção de eventos extraordinários a partir de objetos cotidianos – um vestido e um vaso de porcelana –, que embora possam parecer, à primeira vista, meros elementos cenográficos, concentram e movimentam a dinâmica dos enredos. Parte-se da hipótese de que tais objetos, ao mediarem manifestações do insólito, abrem espaço para notórias discussões de foro social. Na conclusão, sustenta-se que a literatura fantástica produzida no século XX configura um verdadeiro “campo de forças” (Calvino, 1990), capaz de enfrentar problemáticas de ordem existencial.
Citas
ALAZRAKI, J. ¿Qué es lo neofantástico?. In: ROAS, D. (org.). Teorías de lo fantástico. Madrid: Arco Libros, 2001, p. 265-282.
AMÍCOLA, J. Las nenas terribles de Silvina Ocampo y Marosa di Giorgio. Cuadernos LIRICO, v. 11, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.4000/lirico.1847 Acesso em: jun. 2025.
CALVINO, I. Seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo:
Companhia das Letras, 1990.
CESERANI, R. O Fantástico. Trad. Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed.UFPR, 2006.
CHEVALIER, J; GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Coordenação: Carlos Sussekind. Trad. Vera da Costa e Silva; Raul de Sá Barbosa; Angela Melim; Lúcia Melim. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
ENRIQUEZ, M. Silvina Ocampo sai das sombras. Revista Quatro cinco um, 01 out. 2019. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/literatura/literatura-estrangeira/silvina-ocampo-sai-das-sombras/ Acesso em: jul. 2025.
FARO, A. O Dragão Chinês. In: FARO, A. A friagem: contos. São Paulo: Global, 2001. p. 63-73.
GAMA-KHALIL, M. M. Objetos insólitos e assombrados: da concretude prosaica à maldição. Todas as Musas, ano 09, n. 01 (jul-dez 2017). Disponível em: https://www.todasasmusas.com.br/17Marisa_Martins.pdf. Acesso em: 21 out. 2025.
MILLER, D. Trecos, troços e coisas. Estudos antropológicos sobre a cultura material. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
OCAMPO, S. O vestido de veludo. In: OCAMPO, S. A fúria e outros contos. Trad. Livia Deorsola. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 140-145.
PAIVA, M. M.; SIQUEIRA PEDRA, N. T. Um vestido apertado demais: uma leitura feminista da tradução do conto O vestido de veludo, de Silvina Ocampo, para o português brasileiro. Nueva ReCIT: Revista Del Área De Traductología, n. 6, 2022. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/ReCIT/article/view/39493. Acesso em: 21 out. 2025.
ROAS, D. A ameaça do fantástico: aproximações teóricas. Trad. Julián Fuks. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
SANTOS, L. A. B.; OLIVEIRA, S. P. Sujeito, tempo e espaço ficcionais: introdução à teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
SOARES, M. P. A Literatura Fantástica do século XX e a representação do real. Rev. Let., São Paulo, v. 55, n. 2, p.117-135, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/letras/article/view/8823. Acesso em: 21 out. 2025.
SOUZA, D. B. Violência, poder e autoridade em Goiás. Goiânia: Ed. Da UFG, 2006.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Trad. Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2008.
VAX, L. A arte e a literatura fantásticas. Trad. João Costa. Viseu: Editora Arcádia, 1972.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 FronteiraZ. Revista del Programa de Estudios Posgrado en Literatura y Crítica Literaria

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.





Este obra está licenciada com uma Licença