Revisitando a lei dos cossenos para triângulos esféricos: um aporte histórico do século XV

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Bernadete Barbosa Morey Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2017v15p81-95

Resumo

Resumo

A Trigonometria, ramo da Matemática, percorreu um longo caminho até se consolidar como ciência independente da Astronomia. Dentre as obras que contribuíram para a história da Trigonometria Plana e Esférica está De Triangulis Omnimodis Libri Quinque de Regiomontanus, trabalho que recebeu destaque no século XVI por sua organização sistemática. Nesse artigo discutiremos a lei dos cossenos em relação aos lados de um triângulo esférico exposto nessa obra, apresentando os conceitos preliminares, o enunciado e a demonstração. Acreditamos que conhecer as origens dos conteúdos estudados por meio de fontes históricas pode possibilitar uma maior compreensão da matemática e de sua aplicação no mundo moderno.

Palavras-chave: Lei dos Cossenos; Trigonometria; Regiomontanus; De Triangulis Omnimodis Libri Quinque.

Abstract

Trigonometry, branch of mathematics, has come a long way to be consolidated as an independent science of Astronomy. Among the compositions that contributed to the history of Flat and Spherical Trigonometry, De triangulis Omnimodis Libri Quinqueof the Regiomontanus,work that was highlighted in the sixteenth century by its systematic organization. This article will discuss the law of cosines regarding to the sides of a spherical triangle exposed in this work, showing the previous concepts, statement and demonstration. We believe that, knowing the origins of the contents studied through historical sources can enable greater understanding of mathematics and its application in the modern world.

Keywords: Law of cosines; Trigonometry; Regiomontanus; De triangulis Omnimodis Libri Quinque.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

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Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência