Restauração de coleção zoológica didática e duas propostas de aulas práticas de Ciências para o Ensino Fundamental

Autores

  • Gabby Neves Guilhon Instituto Oswaldo Cruz https://orcid.org/0000-0002-9007-9255
  • Franco Gomes Biondo Rede Municipal de Educação de Maricá – RJ https://orcid.org/0000-0003-1946-5345
  • Alessandra Carvalho Nogueira Rede privada de educação do Rio de Janeiro – RJ
  • César Carriço da Silva Instituto Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v23p92-105

Resumo

Resumo

Coleções didáticas zoológicas permitem o manuseio do material pelo público. Algumas instituições de ensino possuem coleções desativadas que podem ser aproveitadas para aulas práticas. O objetivo deste trabalho foi restaurar e atualizar a coleção zoológica didática de um colégio particular e propor duas atividades para o Ensino Fundamental. Os espécimes da coleção foram acondicionados em álcool 70%, identificados e renomeados pela literatura recente. Na primeira atividade, cada grupo de estudantes recebe uma caixa com caixas sequencialmente menores dentro, representando níveis taxonômicos. O professor escolherá um táxon para a caixa central e menor, o nível de espécie, e os alunos “guardarão” outros animais nas caixas maiores até o nível de reino. Ao final, cada grupo corrigirá a folha de outro grupo e discutirão os resultados obtidos. Na segunda atividade, cada grupo receberá um banner da árvore da vida e uma diversidade específica de espécimes, separada anteriormente pelo professor. Essa atividade deve ser feita através do debate colaborativo, e ao final os alunos podem apresentar os resultados para o coletivo. Ambas as atividades foram bem avaliadas pelos professores da instituição pelo seu potencial lúdico, interativo e colaborativo. As atividades podem ser usadas ou adaptadas pelos professores para compor estratégias de avaliação.

Palavras-chave: Ensino de Zoologia, Ensino de Ciências, prática de Zoologia.

Abstract

Educational zoological collections allow handling specimens by the public. Some schools have inactive collections that could be used for practical classes. The aim of this work was to restore and update the collection from a private high school and propose two practical activities. The specimens were preserved in a new 70% alcohol, identified, and renamed by recent literature. In the first activity, each group receives a box with sequentially smaller boxes inside, representing taxonomic levels. The teacher will choose a species to be in the smallest and central box and the students need to put other animals in the larger boxes until they reach the kingdom level. Each group should correct the notes from another and discuss the results. In the second activity, each group will receive a “tree of life” banner and a specific diversity of specimens, previously selected by the teacher. This activity should be a collaborative debate, and the students can exhibit the results for the class. Both activities were well evaluated by the institution's teachers for their ludic, interactive and collaborative potential. These activities can be used or adapted by teachers to compose assessment strategies. could be used as a complementary evaluation of science classes.

Keywords: Zoology education, Science education, Zoological practical classes.

Biografia do Autor

Gabby Neves Guilhon, Instituto Oswaldo Cruz

Bióloga, bacharel na modalidade Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), especialista em Ensino de Biociências e Saúde pela Fiocruz (2020) e Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ (2017). Atualmente é aluna de doutorado em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisas sobre anatomia, morfologia e morfometria de marsupiais Neotropicais no setor de Mastozoologia do Museu Nacional/UFRJ e no laboratório de Mastozoologia da UFMG. Possui experiência em taxidermia de pequenos e médios mamíferos. Além disso, possui técnico em Análises Clínicas/Patologia Clínica, que abrange as seguintes áreas: Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Imunologia, Parasitologia e coleta de sangue com experiência profissional.

Franco Gomes Biondo, Rede Municipal de Educação de Maricá – RJ

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação de Sandra Selles. Mestre em Educação pela UFF, Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado em Biologia Marinha - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e técnico em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente é professor efetivo de Ciências na rede municipal de Maricá (RJ) e na rede privada de Niterói (RJ), além de estudante de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia no Colégio Pedro II (CPII). É membro do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq) e do grupo de extensão Compartilhando Boas Práticas de Ensino de Ciências e Biologia entre Escolas Públicas (UFRJ). É filiado à Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Atua na área da Educação, sobretudo no campo do Currículo e suas interfaces com o Ensino de Ciências e Biologia, a Educação Ambiental e a Educação Museal.

Alessandra Carvalho Nogueira, Rede privada de educação do Rio de Janeiro – RJ

Mestre em Educação, linha de pesquisa Ciências, Cultura e Educação, na Universidade Federal Fluminense (2020). Possui pós-graduação em Administração e Supervisão escolar pela AVM - Universidade Cândido Mendes (2017). Possui graduação em Biologia Marinha (Ciências Biológicas) pela Universidade Federal Fluminense (2017) e graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2015).

César Carriço da Silva, Instituto Oswaldo Cruz

Possui graduação em Bacharel em Biologia - Universidad de Oriente (2007), mestrado em Ciências (Biologia Animal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências (Biologia Animal) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Professor do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR - Centro Universitário - Laureate International Universities. Atualmente é pesquisador colaborador - Instituto Oswaldo Cruz. Docente da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, modalidades Lato sensu do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz- IOC/FIOCRUZ. Tem experiência na área de taxonomia, atuando principalmente em sistemática de Odonata, Bionomia de dípteros muscoides, acarologia forense e controle alternativo de artrópodes de importância médica-veterinária.

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Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula