Restauração de coleção zoológica didática e duas propostas de aulas práticas de Ciências para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v23p92-105Resumen
Resumo
Coleções didáticas zoológicas permitem o manuseio do material pelo público. Algumas instituições de ensino possuem coleções desativadas que podem ser aproveitadas para aulas práticas. O objetivo deste trabalho foi restaurar e atualizar a coleção zoológica didática de um colégio particular e propor duas atividades para o Ensino Fundamental. Os espécimes da coleção foram acondicionados em álcool 70%, identificados e renomeados pela literatura recente. Na primeira atividade, cada grupo de estudantes recebe uma caixa com caixas sequencialmente menores dentro, representando níveis taxonômicos. O professor escolherá um táxon para a caixa central e menor, o nível de espécie, e os alunos “guardarão” outros animais nas caixas maiores até o nível de reino. Ao final, cada grupo corrigirá a folha de outro grupo e discutirão os resultados obtidos. Na segunda atividade, cada grupo receberá um banner da árvore da vida e uma diversidade específica de espécimes, separada anteriormente pelo professor. Essa atividade deve ser feita através do debate colaborativo, e ao final os alunos podem apresentar os resultados para o coletivo. Ambas as atividades foram bem avaliadas pelos professores da instituição pelo seu potencial lúdico, interativo e colaborativo. As atividades podem ser usadas ou adaptadas pelos professores para compor estratégias de avaliação.
Palavras-chave: Ensino de Zoologia, Ensino de Ciências, prática de Zoologia.
Abstract
Educational zoological collections allow handling specimens by the public. Some schools have inactive collections that could be used for practical classes. The aim of this work was to restore and update the collection from a private high school and propose two practical activities. The specimens were preserved in a new 70% alcohol, identified, and renamed by recent literature. In the first activity, each group receives a box with sequentially smaller boxes inside, representing taxonomic levels. The teacher will choose a species to be in the smallest and central box and the students need to put other animals in the larger boxes until they reach the kingdom level. Each group should correct the notes from another and discuss the results. In the second activity, each group will receive a “tree of life” banner and a specific diversity of specimens, previously selected by the teacher. This activity should be a collaborative debate, and the students can exhibit the results for the class. Both activities were well evaluated by the institution's teachers for their ludic, interactive and collaborative potential. These activities can be used or adapted by teachers to compose assessment strategies. could be used as a complementary evaluation of science classes.
Keywords: Zoology education, Science education, Zoological practical classes.