Spallanzani, Needham e a controvérsia sobre a Geração Espontânea: uma proposta didática para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v23p106-130

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de transposição didática da História da Ciência, cujo tema principal é a controvérsia entre os naturalistas Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e John Needham (1713-1781) sobre a origem da vida. Objetiva-se trazer à tona as contribuições dos filósofos naturais do vivo do século XVIII sobre a Geração Espontânea, de modo a atender a considerações da Base Nacional Comum Curricular relativas à contextualização histórica do conhecimento. Buscamos, ainda, por meio do referido episódio histórico, estabelecer uma possibilidade de abordagem contextualizada da temática Natureza da Ciência. Como recursos didáticos, elaboramos narrativas histórico-pedagógicas e um vídeo de conteúdo histórico-filosófico sobre a referida temática. A utilização de tais recursos é precedida por uma atividade experimental problematizadora de caráter introdutório. Sugere-se uma proposta didática na qual o aluno exerce um papel ativo na construção do conhecimento, sendo chamado a participar de atividades mediadas pelo professor, fundamentadas no pressuposto de que a História da Ciência pode ser uma provedora de recursos para o ensino da Biologia.

Palavras-chave: Geração Espontânea; Lazzaro Spallazani; John Needham.

Abstract

This article presents a didactic transposition of the History of Science, whose main theme is the controversy between naturalists Lazzaro Spallanzani (1729-1799) and John Needham (1713-1781) about the origin of life. The objective is to bring to light the contributions of the natural philosophers of the 18th century on spontaneous generation, in order to meet the considerations of the Base Nacional Comum Curricular concerning historical contextualization. We also seek, through the aforementioned historical episode, to establish a possibility of a contextualized approach to the Nature of Science theme. As didactic resources, we elaborate historical-pedagogical narratives and a video of historical-philosophical content on the referred theme. The use of such resources is preceded by an introductory problematizing experimental activity. It is suggested a didactic proposal in which the student plays an active role in the construction of knowledge, being called to participate in activities mediated by the teacher, based on the assumption that the History of Science can be a provider of resources for the teaching of Biology.

Keywords: Spontaneous generation; Lazzaro Spallazani; John Needham.

Biografia do Autor

Karinna Ribeiro Dantas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como docente da Educação Básica na disciplina de Biologia. 

Juliana Mesquita Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Foi coordenadora de área do PIBID-Física CAPES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora ( nível associado 2) pesquisadora no Departamento de Física da UFRN, coordenadora da Licenciatura em Física, professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Atua principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula