Spallanzani, Needham e a controvérsia sobre a Geração Espontânea: uma proposta didática para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2021v23p106-130Abstract
Resumo
O presente artigo apresenta uma proposta de transposição didática da História da Ciência, cujo tema principal é a controvérsia entre os naturalistas Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e John Needham (1713-1781) sobre a origem da vida. Objetiva-se trazer à tona as contribuições dos filósofos naturais do vivo do século XVIII sobre a Geração Espontânea, de modo a atender a considerações da Base Nacional Comum Curricular relativas à contextualização histórica do conhecimento. Buscamos, ainda, por meio do referido episódio histórico, estabelecer uma possibilidade de abordagem contextualizada da temática Natureza da Ciência. Como recursos didáticos, elaboramos narrativas histórico-pedagógicas e um vídeo de conteúdo histórico-filosófico sobre a referida temática. A utilização de tais recursos é precedida por uma atividade experimental problematizadora de caráter introdutório. Sugere-se uma proposta didática na qual o aluno exerce um papel ativo na construção do conhecimento, sendo chamado a participar de atividades mediadas pelo professor, fundamentadas no pressuposto de que a História da Ciência pode ser uma provedora de recursos para o ensino da Biologia.
Palavras-chave: Geração Espontânea; Lazzaro Spallazani; John Needham.
Abstract
This article presents a didactic transposition of the History of Science, whose main theme is the controversy between naturalists Lazzaro Spallanzani (1729-1799) and John Needham (1713-1781) about the origin of life. The objective is to bring to light the contributions of the natural philosophers of the 18th century on spontaneous generation, in order to meet the considerations of the Base Nacional Comum Curricular concerning historical contextualization. We also seek, through the aforementioned historical episode, to establish a possibility of a contextualized approach to the Nature of Science theme. As didactic resources, we elaborate historical-pedagogical narratives and a video of historical-philosophical content on the referred theme. The use of such resources is preceded by an introductory problematizing experimental activity. It is suggested a didactic proposal in which the student plays an active role in the construction of knowledge, being called to participate in activities mediated by the teacher, based on the assumption that the History of Science can be a provider of resources for the teaching of Biology.
Keywords: Spontaneous generation; Lazzaro Spallazani; John Needham.