História e Filosofia das Ciências nas teses e dissertações brasileiras

Um terreno investigativo a ser desbravado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp320-337

Resumo

Resumo

O texto em questão apresenta uma revisão sistemática acerca das teses e dissertações brasileiras, defendidas entre 2011 e 2021, que abordam a relação da História e da Filosofia da Ciência nos processos de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar como tem sido compreendida a contribuição desses saberes para a educação/alfabetização científica e quais caminhos os autores têm apontado para sua inserção nas práticas pedagógicas. Por meio da busca dos termos “história e filosofia das ciências” e “história e filosofia da ciência”, levantou-se, num período de dez anos (2011 a 2021), os trabalhos stricto sensu defendidos e que discutem tal temática, a fim de identificar os principais centros de produção desses debates, seus(suas) autores(as) e orientadores(as) e os direcionamentos investigativos. Ao todo, foram identificados 524 trabalhos entre teses e dissertações, acadêmicas e profissionais. Diante dos dados em questão, foram operados novos filtros qualificados, utilizando os termos “ensino de ciência” e “ensino de ciências”, o que reduziu o quantitativo primário para 58 trabalhos, dos quais nos focamos em duas perspectivas: formação inicial docente e atuação docente ou prática pedagógica. Os dados levantados nos ajudam a delinear um panorama acerca das discussões atuais sobre a presença da História e Filosofia das Ciências nos processos formativos docentes e discentes, suas contribuições, limitações e desafios, bem como apontar para caminhos investigativos necessários para potencializar uma educação científica que considere a humanidade subjacente aos conhecimentos e saberes que traduzem o mundo natural e nossas relações para com ele.

Palavras-chave: História e Filosofia das Ciências. História e Filosofia da Ciência. Pesquisa. Revisão Sistemática.

Abstract

The text in question presents a systematic review about the Brazilian theses and dissertations, defended between 2011 and 2021, which address the relationship of History and Philosophy of Science in the processes of teaching and learning, in order to verify how has been understood the contribution of this knowledge for education/scientific literacy and which ways the authors have pointed to its insertion in pedagogical practices. Through the search for the terms "history and philosophy of science" and "history and philosophy of science", it was surveyed, in a period of ten years (2011 to 2021), the defended stricto sensu works that discuss this theme, in order to identify the main centers of production of these debates, their authors and advisors and the investigative directions. In all, 524 works were identified, among academic and professional theses and dissertations. In view of the data in question, new qualified filters were operated, using the terms "science teaching" and "science teaching", which reduced the primary quantity to 58 works, from which we focused on two perspectives: initial teacher training and teacher performance or pedagogical practice. The data collected help us to outline a panorama about the current discussions about the presence of History and Philosophy of Science in the formative processes of teachers and students, its contributions, limitations and challenges, as well as point to investigative paths necessary to enhance a science education that considers the humanity underlying the knowledge and knowledges that translate the natural world and our relationships with it.

Keywords: History and Philosophy of Science. History and Philosophy of Science. Research. Systematic Review.

Biografia do Autor

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR). Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa: Educação Científica e Movimento CTSA (GEPEC) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa História e Filosofia da Ciências (HISTOFIC). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino: Humanidades, Ciências Sociais e Ciências da Natureza. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade e educação emancipatória. É membro da Associação Iberoamericana CTS (AIA-CTS).

José Ramos de Sousa, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação em Ciências e Matemátia - IFES, Mestre em Ensino de Humanidades - IFES, Licenciatura em Letras Português -IFES, Bacharel em Serviço Social -UFES, Cursando Pedagogia - Universidade Cruzeiro de Sul, Especialista em Educação Comunitária. Interesse em pesquisas sobre Alfabetização Científica, Aulas de Campo, Educação Científica, Direitos Humanos, Politicas Sociais, Educação, Ensino, Divulgação Científica.

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Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino