História e Filosofia das Ciências nas teses e dissertações brasileiras
Um terreno investigativo a ser desbravado
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp320-337Resumo
Resumo
O texto em questão apresenta uma revisão sistemática acerca das teses e dissertações brasileiras, defendidas entre 2011 e 2021, que abordam a relação da História e da Filosofia da Ciência nos processos de ensino e de aprendizagem, a fim de verificar como tem sido compreendida a contribuição desses saberes para a educação/alfabetização científica e quais caminhos os autores têm apontado para sua inserção nas práticas pedagógicas. Por meio da busca dos termos “história e filosofia das ciências” e “história e filosofia da ciência”, levantou-se, num período de dez anos (2011 a 2021), os trabalhos stricto sensu defendidos e que discutem tal temática, a fim de identificar os principais centros de produção desses debates, seus(suas) autores(as) e orientadores(as) e os direcionamentos investigativos. Ao todo, foram identificados 524 trabalhos entre teses e dissertações, acadêmicas e profissionais. Diante dos dados em questão, foram operados novos filtros qualificados, utilizando os termos “ensino de ciência” e “ensino de ciências”, o que reduziu o quantitativo primário para 58 trabalhos, dos quais nos focamos em duas perspectivas: formação inicial docente e atuação docente ou prática pedagógica. Os dados levantados nos ajudam a delinear um panorama acerca das discussões atuais sobre a presença da História e Filosofia das Ciências nos processos formativos docentes e discentes, suas contribuições, limitações e desafios, bem como apontar para caminhos investigativos necessários para potencializar uma educação científica que considere a humanidade subjacente aos conhecimentos e saberes que traduzem o mundo natural e nossas relações para com ele.
Palavras-chave: História e Filosofia das Ciências. História e Filosofia da Ciência. Pesquisa. Revisão Sistemática.
Abstract
The text in question presents a systematic review about the Brazilian theses and dissertations, defended between 2011 and 2021, which address the relationship of History and Philosophy of Science in the processes of teaching and learning, in order to verify how has been understood the contribution of this knowledge for education/scientific literacy and which ways the authors have pointed to its insertion in pedagogical practices. Through the search for the terms "history and philosophy of science" and "history and philosophy of science", it was surveyed, in a period of ten years (2011 to 2021), the defended stricto sensu works that discuss this theme, in order to identify the main centers of production of these debates, their authors and advisors and the investigative directions. In all, 524 works were identified, among academic and professional theses and dissertations. In view of the data in question, new qualified filters were operated, using the terms "science teaching" and "science teaching", which reduced the primary quantity to 58 works, from which we focused on two perspectives: initial teacher training and teacher performance or pedagogical practice. The data collected help us to outline a panorama about the current discussions about the presence of History and Philosophy of Science in the formative processes of teachers and students, its contributions, limitations and challenges, as well as point to investigative paths necessary to enhance a science education that considers the humanity underlying the knowledge and knowledges that translate the natural world and our relationships with it.
Keywords: History and Philosophy of Science. History and Philosophy of Science. Research. Systematic Review.