A Ciência e os cientistas: uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v22p43-69Resumo
Resumo
O presente trabalho buscou relatar a aplicação de uma sequência didática sobre a história e filosofia da Ciência em duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental II. Considerou-se, para tanto, as indicações de viabilidade e potencialidade da inserção da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem das Ciências, em uma perspectiva humanista, como elemento de ressignificação do conhecimento. A sequência utilizou-se de três momentos pedagógicos – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento – como estrutura integrativa do processo de ensino-aprendizagem e o seu desenvolvimento promoveu reflexões que convergem para diversos trabalhos da área de Ensino de Ciências. Embora o desenvolvimento da sequência seja considerado satisfatório, algumas modificações são consideradas necessárias em aplicações futuras, tais como aumento de carga-horária para algumas atividades, maior atenção com a inserção de minorias durante as discussões com os estudantes e a viabilização de parcerias com professores de outras áreas do conhecimento.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, História da Ciência, Metodologia de Ensino de Ciências.
Abstract
This paper aim to report a didactic sequency of History and Philosophy of Science developed in two classes of elementary school. Considering the indications of viability and potenciality of History of Science utilization in teaching and learnig of Science process as part of knowledge resignification. The didactic sequency was based at three pedagogical moments – initial problematization, organization of knowledge and aplication of knowledge – like integrative base of teaching and learning process; the development of didactic sequency promoted thougts that converge to researches at Science Teaching area. Even the development of didactic sequency has been satisfatory some modifications may be necessary in a future aplication, as an increase of time used in some activites, a biggest atention at minory insertion on debate with students and the viabilizaty of partnership with another teachers of different knowledge areas.
Keywords: Science Teaching, History of Science, Science Teaching Metodolgy.