A Ciência e os cientistas: uma sequência didática

Autores/as

  • Maycon Raul Hidalgo Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v22p43-69

Resumen

Resumo

O presente trabalho buscou relatar a aplicação de uma sequência didática sobre a história e filosofia da Ciência em duas turmas do nono ano do Ensino Fundamental II. Considerou-se, para tanto, as indicações de viabilidade e potencialidade da inserção da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem das Ciências, em uma perspectiva humanista, como elemento de ressignificação do conhecimento. A sequência utilizou-se de três momentos pedagógicos – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento – como estrutura integrativa do processo de ensino-aprendizagem e o seu desenvolvimento promoveu reflexões que convergem para diversos trabalhos da área de Ensino de Ciências. Embora o desenvolvimento da sequência seja considerado satisfatório, algumas modificações são consideradas necessárias em aplicações futuras, tais como aumento de carga-horária para algumas atividades, maior atenção com a inserção de minorias durante as discussões com os estudantes e a viabilização de parcerias com professores de outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, História da Ciência, Metodologia de Ensino de Ciências.

Abstract

This paper aim to report a didactic sequency of History and Philosophy of Science developed in two classes of elementary school. Considering the indications of viability and potenciality of History of Science utilization in teaching and learnig of Science process as part of knowledge resignification. The didactic sequency was based at three pedagogical moments – initial problematization, organization of knowledge and aplication of knowledge – like integrative base of teaching and learning process; the development of didactic sequency promoted thougts that converge to researches at Science Teaching area. Even the development of didactic sequency has been satisfatory some modifications may be necessary in a future aplication, as an increase of time used in some activites, a biggest atention at minory insertion on debate with students and the viabilizaty of partnership with another teachers of different knowledge areas.

Keywords: Science Teaching, History of Science, Science Teaching Metodolgy.

Biografía del autor/a

Maycon Raul Hidalgo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduado  em  Ciências  Biologicas  pela  Universidade  Paranaense  (2010),  Especialista  em  Docência  no  Ensino  Superior  pelo  Instituto  Paranaense  de  Ensino,  Mestrando  noprograma  de  Pós  Graduação  em  Educação  para  Ciências  e  o  ensino  de  Matemática  na  UEM.  Integrante  do  Grupo  de  Estudos  em  Ensino  de  Ciências  da  UEM  (GrupoSeminare)  ,  atualmente  trabalha  com  pesquisa  em  campo  na  área  de  História  e  Filosofia  da  Ciência,  Ensino  de  Evolução,  formação  inicial  e  continuada  de  professores,educação ambiental formal e informal.

Publicado

2022-12-31

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula