A astronomia popular de Camille Flammarion: aspectos discutidos e questões a explorar para o campo do ensino contemporâneo

Autores

  • Carla Emilia Nascimento Nascimento UTFPR https://orcid.org/0000-0002-9274-1871
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Universidade Estadual de Maringá
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p2-27

Palavras-chave:

Camille Flammarion, Astronomia, História da Ciência

Resumo

Resumo

Apresentamos o astrônomo francês Nicolas Camille Flammarion (1842-1925), a partir de sua trajetória pessoal, produção intelectual e contexto histórico em uma discussão na qual aspectos de suas obras são relacionadas à apresentação dos dados provenientes de uma revisão de literatura. Quais relações entre os escritos científicos/literários de Flammarion e o ensino de ciências contemporâneo foram elencados nos estudos realizados sobre sua vida e obra? Objetiva-se sintetizar os  escritos científicos /literários de Flammarion  que se relacionam ao ensino de ciências contemporâneo a partir de estudos realizados sobre sua vida e obra. As fontes primárias de pesquisa foram os livros, especialmente Astronomia Popular (1880), documentos históricos e periódicos nacionais e internacionais de época. As fontes secundárias foram sites populares e acadêmicos, artigos acadêmicos, dissertações e teses, via Portal Capes. A escassez de estudos que foquem no potencial pedagógico da obra de Flammarion para o ensino contemporâneo em ciências foi um dos resultados encontrados. Em contrapartida, constatou-se uma abundância de informações presentes na produção e trajetória pessoal de Flammarion, indicados no material consultado, que permitem contextualizar questões específicas sobre a História da Ciência entre os séculos XIX e XX, revelando um campo de estudo que pode ser aprofundado. Estes resultados justificam a pertinência da questão proposta e a proficuidade do tema. O aporte teórico de Ginzburg (1989), Alfonso-Goldfarb (1994) e Kuhn (2006), entre outros, indicam as escolhas metodológicas e epistemológicas deste artigo, parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento.

Palavras-chave: Camille Flammarion, Astronomia, História da Ciência

Abstract

Introducing the French astronomer Nicolà Camille Flammarion (1842-1925), from his personal trajectory, intellection production and historic context in one discussion in which aspects of his work are related to the presentation of data from a literature review. Focusing on what had being written about the astronomer in general and specifically in academia, and identify areas and topics of interest related to his scientific/literary writings, linked to the question: which approaches can be deepened and may serve for contemporary science teaching? The primary research sources were books, especially Popular Astronomy (1880), historical documents and national and international periodicals of the time. Secondary sources were popular and academic websites, academic articles, dissertations and theses, through Portal Capes. The shortage of studies that focus on the pedagogical potential of Flamamrion's work for contemporary science teaching was one of the results found. In contrast, there was an abundance of information present in Flammarion's production and personal trajectory, indicated in the consulted material, which allow contextualizing specific questions about the History of Science during 19th to 20th centuries, revealing a field of study that can be deepened. These results justify the pertinence of the question proposed and the usefulness of the theme. The theoretical contribution of Ginzburg (1989), Alfonso-Goldfarb (1994) and Kuhn (2006), among others, indicate the methodological and epistemological choices of this article, part of an ongoing Doctoral research.

 Keywords: Camille Flammarion, Astronomy, History of Science

Biografia do Autor

Carla Emilia Nascimento Nascimento, UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2011) com especialização em Arte e Ensino das Artes pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP (2010). Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2005). É professora efetiva de Arte na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, no Colégio Estadual Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Universidade Estadual de Maringá

Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq). ORCID número: https://orcid.org/0000-0002-3724-5373

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CESUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Coordenadora do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (a partir de 2022). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordena o Programa de Extensão INTERARC - Interação entre Artes e Ciência em Atividades de Extensão (PROEX -a partir de 2018) que tem como principal objetivo ?organizar espaços de integração entre as áreas de Artes Visuais e de Ciência a partir de atividades de extensão que integrem ensino e pesquisa, contribuindo com reflexões sobre a concepção do conhecimento amplo e plural?, que é de iniciativa do Departamento de Artes da UEPG e conta com parcerias de docentes de outros seis departamentos, bem como de dois Programa de Pós-Graduação da UEPG. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC); Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento e que desenvolve projetos conjuntos com os participantes do INTERARC, propiciando interações em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Chefe do Departamento de Artes no período de 2019 a 2021. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM/UEPG (a partir de maio de 2021). http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

Referências

Alfonso- Goldfarb, Ana M. O que é história da ciência? São Paulo: Brasiliense, 1994.

Carlos S. Alvarado, “Fenômenos psíquicos e o problema mente-corpo: notas históricas sobre uma tradição conceitual negligenciada”, Revista de psiquiatria Clínica (2013): 157-161https://www.scielo.br/j/rpc/a/MKQTXhcsVVz5VyGYtn48GRJ/?lang=pt (acessado em 10 março de 2020).

Antanas Andrijauskas, “Reflections of Flammarion’s Ideas in Ciurlionis’ Aesthetics and Painting”, Logos-Vilnius (2021): 115-125 https://www.revues.armand-colin.com/lettres-langue/romantisme (acessado em 10 março de 2020).

Araújo, C. S. de Oliveira, Enia M. Ferst & Marcos V. F. Vilela. “Diferença entre estado da arte e estado do conhecimento”. In: Metodologia da Pesquisa em Educação em Ciências, org. Carlos Alberto Magalhaes de Oliveira Junior, & Michel Corci Batista, 71-86. Maringá: Massoni, 2021.

Aymard, Colette & Laurence-Anne Mayeur, “O observatório Juvisy-sur-Orge, o ‘universo de um pesquisador’ a ser preservado”, In Situ (2016), 3, http://journals.openedition.org/insitu/13211 (acessado em 10 março de 2020).

Barboza, Christina H.M.. “Ciência e natureza nas expedições astronômicas para o Brasil (1850-1920).” Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas [online] (2010): 273,

https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/JrQTGYmTjbGW3xnGHZszNmS/?format=html&lang=pt (acessado em 9 de dezembro de 2022).

Beltran, M. H. Roch, Fumikazu Saito & Lais dos S. P. Trindade, História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora da Física, 2014.

Benson, Michael. “O cosmos revelado em dados e desenhos”, American Scientist, Julho-agosto de 2020, 232, https://www.americanscientist.org/article/the-cosmos-revealed-in-data-and-drawing (acessado em 17 de janeiro de 2020).

Braga, Corin. “Extraterrestrial Utopias and Cosmological Representations” Transylvania Review, (2017): 125-149, https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=533616. (acessado em 10 março de 2020). (2017).

Canadelli, Elena. “’Some Curious drawings’. Mars through Giovanni Schiaparelli’s eyes: between Science and Fiction”. Nuncius-Journal of the History of Science (2009): 439-464, https://www.academia.edu/67396183/Gabriela_Mistral_y_su_lectura_de_Camille_Flammarion_ciencia_religi%C3%B3n_y_educaci%C3%B3n_1904_1908_ (acessado em 10 março de 2020).

Certeau, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

Cerceau, Florence Raulin. “What possible life forms could existo n other planets: a historical overview”, Origins of Life and Evolution of Biospheres 40.2 (2010): 195-202 https://link-springer-com.ez48.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s11084-010-9200-7 (acessado em e de março de 2021).

Christen, Carole “Lessons and treated popular astronomy in the first XIX century” Romantisme (2014): 8, https://www.revues.armand-colin.com/lettres-langue/romantisme (acessado em 3 de março de 2021).

Courant, Elsa. “Astronomy and measure of time by Camille Flammarion: from infinity to relative time” Romantisme.(2016): 40, https://www.academia.edu/32091946/_Astronomie_et_mesure_du_temps_chez_Camille_Flammarion_de_linfini_au_temps_relatif_(acessado em 3 de março de 2021).

Crossley, Robert. “Camille Flammarion’s the Planet Mars”, Journal for the History of Astronomy (2015): 373-375, https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-09641-4 9acessado em 10 março de 2020).

Cruls, Luiz. Revista científica. Revista brasileira, tomo, XII, 1897, p.371, http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/revista-brasileira/139955 (acessado em 22 de agosto de 2022).

Dantas, Regina M.M.C., Ricardo S.Kubrusly & Rundsthen V. Nader. “Dom Pedro e a astronomia”. ANPUHL - XXV Simpósio Nacional de História (2009): 7, https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548772006_ac4b4e2c066d250e87f1ed28be5be8bf.pdf (acessado em 3 de março de 2021).

Dondis Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Martins Fontes: São Paulo, 2003.

Flammarion, Camillo. Astronomia Popular: descrição geral do céo. Porto e Rio de Janeiro: Lisboa Companhia Nacional Editora, s/d.

Flammarion, Camille. Mémoires biographiques et Philosophiques d’um astronome, Ernest Flammarion: Paris, 1911.

Fontana, Felipe; Pereira, Ana Carolina. ”Pesquisa Documental”. In: Metodologia da Pesquisa em Educação em Ciências, org. Carlos Alberto Magalhaes de Oliveira Junior, & Michel Corci Batista, 50-69. Maringá: Massoni, 2021.

Frato, Elena “The artífice of time on displacement, re-focalization and experimentation in Lucretius and Calvino through the lens of 19th-century astronomy”, Atene e Roma-nuova serie seconda (2014): 310-320, https://riviste.mondadorieducation.it/atene-roma/rivista/ (acessado em 10 março de 2020).

Freitas, Maria Helena. “Consideração acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros”. Ci. Inf., (2006):55-62, https://www.scielo.br/j/ci/a/RRqQp5h4xm5FSn7dSK99gTG/?lang=pt (acessado em 3 de março de 2021)

Gapaillard, Jacques. “The heliocentric path of the Moon”. Journal for the History of Astronomy (2021): 462-490, https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/00218286211049618 (acessado em 3 de março de 2021).

Ginzburg, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Gomes, Emerson F.,& Luis P. C. Piassi, “Tempo e espaço: aspectos sócio-históricos e culturais da teoria especial da relatividade e sua interface com as artes, a literatura e a filosofia.” Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (2019): 217-229, https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8139 (acessado em 2 de janeiro de 2023).

Heizer, Alda. “O tratado, o astrônomo e o instrumento”. Revista Brasileira de História da Ciência. R. J. (2008): 169, https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=75 (Acessado em 22 de fevereiro de 2021).

Hobsbawn, Eric, A era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

Kodama, Kaori. “A presença dos vulgarizadores das ciências na imprensa: a Sciencia para o povo (1881) e seu editor, Felix Ferreira.” Tempo (2019): 49, https://www.scielo.br/j/tem/a/BYgPdXXw8jxNcV8XV8ZRZVs/abstract/?lang=pt (acessado em 12 de marco de 2021).

Kuhn, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2006.

Le Lay, Colette “The directory of the Office of Longitudes and the scientific dissemination: issues and controversies (1795-1870)”. Romantisme. (2014): 21, https://www.researchgate.net/publication/290996304_The_directory_of_the_Office_of_Longitudes_and_the_scientific_dissemination_issues_and_controversies_1795-1870 (acessado em 3 de março de 2021).

Levi, Giovani. A herança imaterial. Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Isabel Malaquias “Do imaginário em Jules Verne - Perspectivas da ciência. Carnets, Deuxiéme, (2019):10, https://journals.openedition.org/carnets/9173 (acessado em 10 março de 2020).

Martins, Guilherme G. “Vulgarização e triunfo das ciências: a imprensa científica na segunda metade do século XIX”. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.

Miller, A. F. “Camille Flammarion: his life and his work”, The jounal of the Royal Astronomical Society of Canada (1925), 265-285, https://adsabs.harvard.edu/full/1925JRASC..19..265M (acessado em 2 fevereiro de 2020).

Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

Nascimento, Silvana Souza do “A imagem na popularização das ciências: a astronomia popular de Camille Flammarion”, Educação Temática Digital (2008), http://educa.fcc.org.br/pdf/etd/v09n03/v09n03a05.pdf (acessado em 7 fevereiro de 2021).

Nadis, Fred. “Through detailed astronomical texts and fanciful accounts, this French adventurer walked the line between science and Science fiction”, Astronomy, junho de 2016, 44-49.

Nasim, Omar W. “On seeing na inage of a spiral nebulosa: from whewell to Flammarion”, Nuncius – Journaul of the History of Science (2009): 393-414, https://brill.com/view/journals/nun/24/2/article-p393_6.xml?language=en (acessado em 10 março de 2020).

Nieto-Galan, Agusti “‘...not fundamental in a state of full civilization:’ The Sociedade Astronomica de Barcelona (1910-1921) and its Popularization Programme.” Annals of Science (2009): 497, https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00033790903047733?scroll=top&needAccess=true&role=tab (acessado em 3 de março de 2021).

Ramirez, Veronica. “Gabriela Mistral and her Reading of Camille Flammarion: Science, religion and education (1904-1908)”. Anales de Literatura Chilena. (2021): 38, https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8333331 (acessado em 3 de março de 2021).

Revel, Jacques. Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

Sampaio, Jáder dos Reis “Camille Flammarion”, Correio Espírita (s/d): s/p, https://www.correioespirita.org.br/secoes-do-jornal/biografias/46-camille-flammarion (acessado em 28 de janeiro de 2023).

Sherard, R.H. “Flammarion o astrônomo: sua casa, seu modo de vida, seu trabalho”, McClure, 1894,567-577, https://todayinsci.com/F/Flammarion_Camille/FlammarionCamille-Bio.htm (acessado em 2 fevereiro de 2020).

Schiano, Sandrine. Rumors of Mars and astronomical Dreams. Canals of Schiaparelli to the inhabited worlds of Flammarion (2014): 43 https://www.revues.armand-colin.com/lettres-langue/romantisme (acessado em 10 março de 2020).

Sheehan, William. From the transits of Venus to the Birth of Experimental Psycholy. (2013).https://link.springer.com/article/10.1007/s00016-012-0101-1. (acessado em 10 março de 2020).

Simaan, Arkan & Joëlle Fontaine, A imagem do mundo: dos babilônios a Newton. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Vergara, Moema de R. “Ensaio sobre o termo vulgarização científica no Brasil do século XX”. Revista brasileira de História da Ciência. (2008): 138, https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/396 (acessado em 2 de abril de 2021).

Washington L. Raposo, José C. Reis, “A cultura da quarta dimensão no final do século XIX e início do século XX: um conceito do espaço-tempo de Einstein-Minkowski”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (2020): 505-510, https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8086073 (acessado em 2 de janeiro de 2023).

Weber, Anne-Gaelle “Literary forms and Scientific Revolutions during the nineteenth century: the Popular Astronomies. RLC (2009): 405, https://www.cairn.info/revue-de-litterature-comparee-2009-4-page-405.htm (acessado em 3 de março de 2021).

Thomas P. Weber, “Carl du Prel (1839-1899): explorer of Dreams, the soul, and the cosmos”.

Studies in History and Philosophy of Science (2007): 439-464, https://www-sciencedirect.ez48.periodicos.capes.gov.br/science/article/pii/S0039368107000428?via%3Dihub (acessado em 10 março de 2020).

Weinberg, Steven. Para explicar o mundo: a descoberta da Ciência Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Woodfield, Richard .Gombrich Essencial: textos selecionados sobre arte e cultura. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino