A astronomia popular de Camille Flammarion: aspectos discutidos e questões a explorar para o campo do ensino contemporâneo

Authors

  • Carla Emilia Nascimento Nascimento UTFPR https://orcid.org/0000-0002-9274-1871
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Universidade Estadual de Maringá
  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p2-27

Keywords:

Camille Flammarion, Astronomy, History of Science

Abstract

Introducing the French astronomer Nicolà Camille Flammarion (1842-1925), from his personal trajectory, intellection production and historic context in one discussion in which aspects of his work are related to the presentation of data from a literature review. Focusing on what had being written about the astronomer in general and specifically in academia, and identify areas and topics of interest related to his scientific/literary writings, linked to the question: which approaches can be deepened and may serve for contemporary science teaching? The primary research sources were books, especially Popular Astronomy (1880), historical documents and national and international periodicals of the time. Secondary sources were popular and academic websites, academic articles, dissertations and theses, through Portal Capes. The shortage of studies that focus on the pedagogical potential of Flamamrion's work for contemporary science teaching was one of the results found. In contrast, there was an abundance of information present in Flammarion's production and personal trajectory, indicated in the consulted material, which allow contextualizing specific questions about the History of Science during 19th to 20th centuries, revealing a field of study that can be deepened. These results justify the pertinence of the question proposed and the usefulness of the theme. The theoretical contribution of Ginzburg (1989), Alfonso-Goldfarb (1994) and Kuhn (2006), among others, indicate the methodological and epistemological choices of this article, part of an ongoing Doctoral research.

Author Biographies

Carla Emilia Nascimento Nascimento, UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2011) com especialização em Arte e Ensino das Artes pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP (2010). Possui graduação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2005). É professora efetiva de Arte na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, no Colégio Estadual Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR; Universidade Estadual de Maringá

Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq). ORCID número: https://orcid.org/0000-0002-3724-5373

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CESUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Atua em disciplinas ligadas a formação pedagógica para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Coordenadora do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (a partir de 2022). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordena o Programa de Extensão INTERARC - Interação entre Artes e Ciência em Atividades de Extensão (PROEX -a partir de 2018) que tem como principal objetivo ?organizar espaços de integração entre as áreas de Artes Visuais e de Ciência a partir de atividades de extensão que integrem ensino e pesquisa, contribuindo com reflexões sobre a concepção do conhecimento amplo e plural?, que é de iniciativa do Departamento de Artes da UEPG e conta com parcerias de docentes de outros seis departamentos, bem como de dois Programa de Pós-Graduação da UEPG. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC); Bolsa de Extensão Universitária (PIBEX) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), do qual participam professores de diferentes áreas de conhecimento e que desenvolve projetos conjuntos com os participantes do INTERARC, propiciando interações em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Chefe do Departamento de Artes no período de 2019 a 2021. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM/UEPG (a partir de maio de 2021). http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

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Published

2023-12-28