A astronomia popular de Camille Flammarion: aspectos discutidos e questões a explorar para o campo do ensino contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p2-27Palabras clave:
Camille Flammarion, Astronomia, História da CiênciaResumen
Resumo
Apresentamos o astrônomo francês Nicolas Camille Flammarion (1842-1925), a partir de sua trajetória pessoal, produção intelectual e contexto histórico em uma discussão na qual aspectos de suas obras são relacionadas à apresentação dos dados provenientes de uma revisão de literatura. Quais relações entre os escritos científicos/literários de Flammarion e o ensino de ciências contemporâneo foram elencados nos estudos realizados sobre sua vida e obra? Objetiva-se sintetizar os escritos científicos /literários de Flammarion que se relacionam ao ensino de ciências contemporâneo a partir de estudos realizados sobre sua vida e obra. As fontes primárias de pesquisa foram os livros, especialmente Astronomia Popular (1880), documentos históricos e periódicos nacionais e internacionais de época. As fontes secundárias foram sites populares e acadêmicos, artigos acadêmicos, dissertações e teses, via Portal Capes. A escassez de estudos que foquem no potencial pedagógico da obra de Flammarion para o ensino contemporâneo em ciências foi um dos resultados encontrados. Em contrapartida, constatou-se uma abundância de informações presentes na produção e trajetória pessoal de Flammarion, indicados no material consultado, que permitem contextualizar questões específicas sobre a História da Ciência entre os séculos XIX e XX, revelando um campo de estudo que pode ser aprofundado. Estes resultados justificam a pertinência da questão proposta e a proficuidade do tema. O aporte teórico de Ginzburg (1989), Alfonso-Goldfarb (1994) e Kuhn (2006), entre outros, indicam as escolhas metodológicas e epistemológicas deste artigo, parte de uma pesquisa de Doutorado em andamento.
Palavras-chave: Camille Flammarion, Astronomia, História da Ciência
Abstract
Introducing the French astronomer Nicolà Camille Flammarion (1842-1925), from his personal trajectory, intellection production and historic context in one discussion in which aspects of his work are related to the presentation of data from a literature review. Focusing on what had being written about the astronomer in general and specifically in academia, and identify areas and topics of interest related to his scientific/literary writings, linked to the question: which approaches can be deepened and may serve for contemporary science teaching? The primary research sources were books, especially Popular Astronomy (1880), historical documents and national and international periodicals of the time. Secondary sources were popular and academic websites, academic articles, dissertations and theses, through Portal Capes. The shortage of studies that focus on the pedagogical potential of Flamamrion's work for contemporary science teaching was one of the results found. In contrast, there was an abundance of information present in Flammarion's production and personal trajectory, indicated in the consulted material, which allow contextualizing specific questions about the History of Science during 19th to 20th centuries, revealing a field of study that can be deepened. These results justify the pertinence of the question proposed and the usefulness of the theme. The theoretical contribution of Ginzburg (1989), Alfonso-Goldfarb (1994) and Kuhn (2006), among others, indicate the methodological and epistemological choices of this article, part of an ongoing Doctoral research.
Keywords: Camille Flammarion, Astronomy, History of Science
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