História das Pesquisas em Ensino de Ciências no Brasil: do Brasil Colônia ao Século XX

from Colonial Brazil to the 20th Century

Autores

  • Valéria Cristina Ferrari Petik SEED-PR
  • Marcia Regina Royer Universidade Estadual do Paraná, Unespar, Campus de Paranavaí
  • Shalimar Calegari Zanatta Universidade Estadual do Paraná, Unespar, Campus de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp327-342

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, agravamento social, Brasil

Resumo

Resumo

Esta pesquisa objetiva abordar diferentes períodos históricos através de recorte temático da história da educação brasileira, passando pelo Brasil Colônia até o século XX, na intuição de elucidar como as pesquisas em ensino de Ciências se consolidaram no país. Para isso, realizou-se análise documental e legal e pesquisa bibliográfica. As evidências mostram que a busca e desenvolvimento das pesquisas em ensino de Ciências no Brasil ganharam força a partir do desenvolvimento das tecnologias introduzidas em outros países no final da década de 50. O século XX trouxe profundas mudanças na sociedade brasileira e estas mudanças influenciaram a educação. Em 1996, sob a Lei n. 9.394, entra em vigor, as diretrizes e bases para a educação nacional. O educando passa a ser educado para o trabalho e a cidadania, ficando de lado a formação científica. Porém, com as mudanças vigentes no país e a globalização, o currículo de Ciências também sofreu alterações para atualização de temas, como por exemplo, conteúdos sobre o clima no planeta, as crises energéticas e os processos mundial do meio ambiente. Neste contexto, as pesquisas em ensino Ciências foram muito dependentes das circunstâncias, desenvolvidas principalmente em momento de crises e agravamento social e, isto interferindo na formação docente para que os problemas fossem resolvidos por estes profissionais.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, agravamento social, Brasil

 

Abstract

This research aims to address different historical periods through a thematic section of the history of Brazilian education, passing through colonial Brazil until the 20th century, with the intention of elucidating how research in Science teaching was consolidated in the country. For this, documentary and legal analysis and bibliographic research were carried out. Evidence shows that the search and development of research in Science teaching in Brazil gained strength from the development of technologies introduced in other countries at the end of the 1950s. The 20th century brought profound changes in Brazilian society and these changes influenced education. In 1996, under Law no. 9,394, the guidelines and bases for national education come into force. The student becomes educated for work and citizenship, leaving aside scientific training. However, with the changes in force in the country and globalization, the Science curriculum also underwent changes to update topics, such as content on the planet's climate, energy crises and global environmental processes. In this context, research in Science teaching was very dependent on circumstances, developed mainly in times of crisis and social worsening, and this interfered with teacher training so that problems could be solved by these professionals.

Keywords: Science teaching, social aggravation, Brazil

Biografia do Autor

Valéria Cristina Ferrari Petik, SEED-PR

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paranaense (2007) MESTRADO EM ENSINO: FORMAÇÃO DOCENTE INTERDSICIPLINAR. - UNESPAR-Campus Paranavaí (2019). Atualmente é professora da SEED-PR. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em educação e ensino

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná, Unespar, Campus de Paranavaí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Agronomia e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora associada C da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí desde 2010. Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, recursos didáticos, educação ambiental, educação e tecnologias. Coordenadora do Curso de Especialização em Biologia Vegetal (2009-2010). Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, gestão 2014-2016. Atualmente estou na Coordenação do Mestrado de Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, gestão 2018-2021; 2022-2023. Membro do Fórum Nacional dos coordenadores da área de Ensino, representante da área de ensino acadêmico da região sul do Brasil.Coordenadora do PIBID da área de Biologia na Unespar desde 2017 até o momento.

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná, Unespar, Campus de Paranavaí

Graduada em Física, Mestre e Doutora em Física pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pós doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática, pela UEM. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR campus de Paranavaí, atuando na Graduação nos cursos de Matemática e Ciências Biológicas e na pós graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Temas de pesquisa: Aprendizagem Significativa de Ausubel, BNCC, Alfabetização Científica, Fake News, Processo ensino e aprendizagem de Ciências, entre outros

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino