História das Pesquisas em Ensino de Ciências no Brasil: do Brasil Colônia ao Século XX
from Colonial Brazil to the 20th Century
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp327-342Palabras clave:
Ensino de Ciências, agravamento social, BrasilResumen
Resumo
Esta pesquisa objetiva abordar diferentes períodos históricos através de recorte temático da história da educação brasileira, passando pelo Brasil Colônia até o século XX, na intuição de elucidar como as pesquisas em ensino de Ciências se consolidaram no país. Para isso, realizou-se análise documental e legal e pesquisa bibliográfica. As evidências mostram que a busca e desenvolvimento das pesquisas em ensino de Ciências no Brasil ganharam força a partir do desenvolvimento das tecnologias introduzidas em outros países no final da década de 50. O século XX trouxe profundas mudanças na sociedade brasileira e estas mudanças influenciaram a educação. Em 1996, sob a Lei n. 9.394, entra em vigor, as diretrizes e bases para a educação nacional. O educando passa a ser educado para o trabalho e a cidadania, ficando de lado a formação científica. Porém, com as mudanças vigentes no país e a globalização, o currículo de Ciências também sofreu alterações para atualização de temas, como por exemplo, conteúdos sobre o clima no planeta, as crises energéticas e os processos mundial do meio ambiente. Neste contexto, as pesquisas em ensino Ciências foram muito dependentes das circunstâncias, desenvolvidas principalmente em momento de crises e agravamento social e, isto interferindo na formação docente para que os problemas fossem resolvidos por estes profissionais.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, agravamento social, Brasil
Abstract
This research aims to address different historical periods through a thematic section of the history of Brazilian education, passing through colonial Brazil until the 20th century, with the intention of elucidating how research in Science teaching was consolidated in the country. For this, documentary and legal analysis and bibliographic research were carried out. Evidence shows that the search and development of research in Science teaching in Brazil gained strength from the development of technologies introduced in other countries at the end of the 1950s. The 20th century brought profound changes in Brazilian society and these changes influenced education. In 1996, under Law no. 9,394, the guidelines and bases for national education come into force. The student becomes educated for work and citizenship, leaving aside scientific training. However, with the changes in force in the country and globalization, the Science curriculum also underwent changes to update topics, such as content on the planet's climate, energy crises and global environmental processes. In this context, research in Science teaching was very dependent on circumstances, developed mainly in times of crisis and social worsening, and this interfered with teacher training so that problems could be solved by these professionals.
Keywords: Science teaching, social aggravation, Brazil