Integração do Ensino de Enfermagem no Ensino Superior Politécnico: Evolução Histórica

Autores

  • Cristina Imaginário Escola Superior de Saúde – UTAD, Vila Real, Portugal; CINTESIS@RISE, Nursing School of Porto (ESEP), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7471-4503
  • José Luís Ribeiro Escola Superior de Saúde – UTAD, Vila Real, Portugal
  • Matilde Imaginário Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v27espp88-93

Palavras-chave:

Ensino de Enfermagem Integração; Ensino Superior Politécnico; Portugal

Resumo

Resumo

Em Portugal, a integração do ensino de enfermagem no sistema educativo nacional, ao nível do ensino superior politécnico, deu-se em 1988, sendo as escolas de enfermagem, convertidas em escolas superiores de enfermagem. Até 2001 o ensino de enfermagem foi tutelado conjuntamente pelos Ministérios da Educação e da Saúde e a partir de 2001 passa a ser tutelado somente pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Esta integração exigiu às escolas e aos docentes uma adaptação nas dimensões pedagógicas, organizativas e científicas, levando à necessidade de obtenção de graus académicos, conforme exigência do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico.

O ensino de enfermagem desenvolveu-se, e continua, a um cadencia incomum, obtendo padrões de qualidade através das avaliações quer nacionais quer internacionais. Atualmente desenvolve-se em três ciclos, licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo que no ensino politécnico ministra-se a licenciatura e o mestrado e no ensino universitário em pareceria com as Escolas Superiores de Enfermagem ou Superiores de Saúde desenvolve-se o doutoramento.

Palavras-chave: Ensino de Enfermagem Integração; Ensino Superior Politécnico; Portugal

Abstract

In Portugal, the integration of nursing education into the national educational system, at the level of polytechnic higher education, took place in 1988, with nursing schools being converted into higher nursing schools. Until 2001, nursing education was jointly supervised by the Ministries of Education and Health and from 2001 it began to be supervised only by the Ministry of Science and Higher Education. This integration required schools and teachers to adapt in the pedagogical, organizational and scientific dimensions, leading to the need to obtain academic degrees, as required by the Career Statute for Teaching Personnel in Polytechnic Higher Education.

Nursing education has developed, and continues, at an unusual pace, achieving quality standards through both national and international assessments. Currently it is developed in three cycles, bachelor's degree, master's degree and doctorate, with polytechnic education offering a bachelor's degree and master's degree and in university education, in partnership with Higher Schools of Nursing or Higher Education in Health, a doctorate is developed.

Keywords: Nursing Teaching Integration; Polytechnic Higher Education; Portugal

Referências

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Imaginário, Cristina, José L. Ribeiro, & Maria C. Sousa. “A História do Ensino de Enfermagem em Portugal”. História da Ciência e Ensino 25 (2022): 88-101. http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp88-101

Lei n.º 46/1986, de 14 de outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República, 237, Série I.

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Publicado

2024-01-05

Edição

Seção

3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino