Quest: Mulheres na ciência e os elementos químicos

Women in Science and the Chemical Elements

Autores

  • Beatriz Fernanda da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karol Londero Buttchewits Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Bulegon Brondani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Keysy Solange Costa Nogueira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p210-225

Palavras-chave:

Tabela periódica, ensino de química, jogo didático

Resumo

Resumo

Neste artigo é relatado o desenvolvimento e validação de um jogo que possibilita a discussão acerca do apagamento de mulheres e cientistas e suas contribuições para a construção da Tabela Periódica (TP). Tratar do tema mulheres na ciência é importante e necessário, visto que vivemos em uma sociedade fundamentada no patriarcado, que minimiza os feitos femininos e, se apropria deles. Ao longo da história, observa-se o esquecimento de diversas mulheres e cientistas, que contribuíram de forma significativa para a identificação de elementos químicos, características físico-químicas dos elementos, identificação de isótopos, entre outros.  Este artigo busca destacar a relevância da contribuição dessas mulheres através de um jogo interativo tipo QUEST. O jogo didático aborda em suas categorias a história e contribuições de mulheres cientistas e também conteúdos da TP: sua organização, propriedades, aplicabilidade dos elementos químicos. O jogo foi validado com estudantes de licenciatura e bacharelado em Química e mostrou-se uma ferramenta eficaz de ensino.

 

Palavras-chave: Tabela periódica, ensino de química, jogo didático.

Abstract

In this article, the development and validation of a game that enables the discussion about the erasure of women scientists and their contributions to the construction of the Periodic Table (PT) are reported. Addressing the topic of women in science is important and necessary, given that we live in a society grounded in patriarchy, which minimizes female achievements and appropriates them. Throughout history, the forgetting of various women scientists is observed, who have made significant contributions to the identification of chemical elements, physical-chemical characteristics of elements, identification of isotopes, among others. This article seeks to highlight the relevance of the contribution of these women through an interactive QUEST-type game. The educational game covers in its categories the history and contributions of women scientists and also content related to the PT: its organization, properties, and the applicability of chemical elements. The game was validated with undergraduate students in Chemistry and proved to be an effective teaching tool.

Keywords: Periodic Table, chemistry education, educational game.

Biografia do Autor

Beatriz Fernanda da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de licenciatura em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - Blumenau). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES. Foi participante de iniciação científica voluntária no projeto "Investigação in silico de novos agentes potenciais candidatos ao tratamento da doença de Alzheimer". Atualmente é aluna de iniciação científica na área de química orgânica participante do grupo CReATe no projeto "Encapsulamento de fármacos contra o Alzheimer em nanopartículas ou microemulsões de derivados da EHEC" e também participa do projeto de extensão pelo PROBOLSAS com foco no desenvolvimento de atividades de extensão no âmbito do Projeto "Escolas e espaços não-formais de ensino: conectando a UFSC e a sociedade".

 

 

Karol Londero Buttchewits, Universidade Federal de Santa Catarina

Realizou ensino médio técnico integrado em informática concluído no Instituto Federal Catarinense no câmpus de Blumenau - SC, em 2016. Atualmente cursando licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina - Câmpus Blumenau.

 

 

 

 

Patrícia Bulegon Brondani, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM- 2006). Possui mestrado em Química Orgânica, com ênfase em síntese de compostos heterocíclicos, desenvolvido no Núcleo de Química de Heterocíclos (NUQUIMHE) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM- 2008) e doutorado em Química Orgânica, com ênfase em biocatálise, desenvolvido no Laboratório de Química Fina e Biocatálise (LQFB) na Universidade de São Paulo (USP- 2012). Possui também pós-doutorado na Universidade de Groningen-Holanda, no ?Groningen Biomolecular Sciences and Biotechnology Institute", onde atuou em projetos relacionados a Biologia Molecular. Atualmente ocupa cargo de Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina ? Campus Blumenau (UFSC) e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, Processos e Materiais Avançados (NPMAT). A pesquisadora ainda lidera o grupo de pesquisa CReATe (Chemical Research and Application Team).

 

 

Keysy Solange Costa Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (2012). Doutora em Ensino de Ciências, subárea Ensino de Química, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2018). Atuei como professora de Química no Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e atualmente sou professora do Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Participo como colaboradora do grupo PEQuim - Pesquisa em Ensino de Química - http://sites.usp.br/pequim/, coordenado pela professora Dra. Carmen Fernandez. Participo ainda do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências (EPC), coordenado pela professora Dra. Elaine Pavini Cintra. Coordeno o grupo GPFIQ - Grupo de Pesquisa em Formação e Identidade Docente no Ensino de Química e Ciências, que desenvolve pesquisas nas seguintes linhas: Formação de professores, Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK), Conhecimento docente, Estado da arte e Identidade docente. É pareceristas em algumas revistas nacionais e internacionais. Atuei como Coordenadora de área do Subprojeto PIBID-Química da UFSC, Campus Blumenau.

 

 

Referências

Amanda B. Queiroz; Marcelo B. Rocha, "Análise da representação da figura do cientista em filmes de

ficção científica." R. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 38 (2021):

Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira, "Como a imagem de cientista aparece em

curtas de animação?" R. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3 (jul.-set.

: 755.

Reznik; Massarani; Moreira, 756.

Reznik; Massarani; Moreira, 771.

Ana L. P. Lima, A. L.; Márlon H. F. B. Soares, “E a parte da história que não é contada? Reflexões

feministas sobre a história da ciência” REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e

Matemática, [S. l.], v 10, n. 3 (2022): 5.

Ibid, 3.

Marilia G. de Carvalho; Lindamir S. Casagrande, “Mulheres e ciência: desafios e conquistas”. R. Inter.

Interdisc. INTERthesis, v 8, n. 2 (2011): 23.

Helena S. A. Leite; Paulo A. Porto, “Análise da abordagem histórica para a tabela periódica em livros

de química geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX” R. Quim. Nova, v 38, n. 4

(2015): 584

Heide M. S. Eiglmeier; Camila S. da Silva, "Mulheres da tabela periódica: produção de jogos e o

engajamento de estudantes." R. Eletrônica Ludus Scientiae, v 5, n 1-2 (2021): 240,

Fernanda M. Z. Pombo; Marcelo Lambach, “As visões sobre ciência e cientistas dos estudantes de

química da EJA e as relações com os processos de ensino e aprendizagem”. R. Química Nova, v 39, n

(2017): 239-241.

Eiglmeier; Silva, 240.

Mario Tolentino; Romeu C. Rocha-Filho; Aécio P. Chagas, "Alguns aspectos históricos da classificação

periódica dos elementos químicos." R. Química Nova, v 20, n 1 (1997): 103.

Leite; Porto, 583.

Eiglmeier; Silva, 241.

Lima; Soares, 11.

Kishimoto, Tizuko M., org. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. (São Paulo: Cortez, 1996), 13.

Dulcimeire A. V. Zanon; Manuel A. S. Guerreiro; Robson C. de Oliveira, "Jogo didático Ludo Químico

para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação."

Ciências & Cognição, v 13, n 1 (mar. 2008): 73.

Cleophas, Maria das Graças & Márlon Herbert Flora Barbosa Soares: Didatização lúdica no ensino de

Química - Ciências: Teorias de aprendizagem e outras interfaces. (São Paulo: Livraria da Física, 2018),

Kishimoto, Tizuko M., org. O jogo e a educação infantil. (São Paulo: Pioneira, 1998), 19.

Marcia B. da Cunha, "Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em

sala de aula." R. Química Nova na Escola, v 34, n 2, (maio 2012): 95-96.

Zanon; Guerreiro; Oliveira, 79.

Edemar B. Filho; Alexandre D. M. Cavagis; Karen O. dos Santos; Luzia P. dos S. Benedetti, "Um jogo

de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no Ensino de Química." R. Química Nova na Escola,

v 43, n 2 (2020): 167.

Eiglmeier; Silva, 241.

Airton M. da Silva, "Proposta para tornar o ensino da química mais atraente." R. Química Industrial,

(2011): 7.

Larissy A. Cotonhoto; Claudia B. Rossetti; Daniela D. A. Missawa, "A importância do jogo e da

brincadeira na prática pedagógica." R. Constr. psicopedag., v 27, n 28 (2019): 40.

Edilene M. Pereira; Denaria S. Silva; Ester S. da Costa; Adriano A. Silva; , Shirani K. Haraguchi,

"Quest das ligações químicas: um jogo didático para o ensino de química." R. Scientia Naturalis, v 2, n

(2020): 887.

Rezende, Raíssa & Keysy S. C. Nogueira, Mulheres e a Tabela Periódica: caminhos que se cruzam.

São Paulo: Livraria da Física, 2023.

Ibid.

Maria Raquel Gomes Maia Pires et al, "Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a

ludicidade de jogos em saúde" Rev Esc Enferm USP, v 49, n 6 (2015): 984 e 985.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula