Quest: Mulheres na ciência e os elementos químicos
Women in Science and the Chemical Elements
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p210-225Palavras-chave:
Tabela periódica, ensino de química, jogo didáticoResumo
Resumo
Neste artigo é relatado o desenvolvimento e validação de um jogo que possibilita a discussão acerca do apagamento de mulheres e cientistas e suas contribuições para a construção da Tabela Periódica (TP). Tratar do tema mulheres na ciência é importante e necessário, visto que vivemos em uma sociedade fundamentada no patriarcado, que minimiza os feitos femininos e, se apropria deles. Ao longo da história, observa-se o esquecimento de diversas mulheres e cientistas, que contribuíram de forma significativa para a identificação de elementos químicos, características físico-químicas dos elementos, identificação de isótopos, entre outros. Este artigo busca destacar a relevância da contribuição dessas mulheres através de um jogo interativo tipo QUEST. O jogo didático aborda em suas categorias a história e contribuições de mulheres cientistas e também conteúdos da TP: sua organização, propriedades, aplicabilidade dos elementos químicos. O jogo foi validado com estudantes de licenciatura e bacharelado em Química e mostrou-se uma ferramenta eficaz de ensino.
Palavras-chave: Tabela periódica, ensino de química, jogo didático.
Abstract
In this article, the development and validation of a game that enables the discussion about the erasure of women scientists and their contributions to the construction of the Periodic Table (PT) are reported. Addressing the topic of women in science is important and necessary, given that we live in a society grounded in patriarchy, which minimizes female achievements and appropriates them. Throughout history, the forgetting of various women scientists is observed, who have made significant contributions to the identification of chemical elements, physical-chemical characteristics of elements, identification of isotopes, among others. This article seeks to highlight the relevance of the contribution of these women through an interactive QUEST-type game. The educational game covers in its categories the history and contributions of women scientists and also content related to the PT: its organization, properties, and the applicability of chemical elements. The game was validated with undergraduate students in Chemistry and proved to be an effective teaching tool.
Keywords: Periodic Table, chemistry education, educational game.
Referências
Amanda B. Queiroz; Marcelo B. Rocha, "Análise da representação da figura do cientista em filmes de
ficção científica." R. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 38 (2021):
Gabriela Reznik; Luisa Massarani; Ildeu de Castro Moreira, "Como a imagem de cientista aparece em
curtas de animação?" R. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3 (jul.-set.
: 755.
Reznik; Massarani; Moreira, 756.
Reznik; Massarani; Moreira, 771.
Ana L. P. Lima, A. L.; Márlon H. F. B. Soares, “E a parte da história que não é contada? Reflexões
feministas sobre a história da ciência” REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e
Matemática, [S. l.], v 10, n. 3 (2022): 5.
Ibid, 3.
Marilia G. de Carvalho; Lindamir S. Casagrande, “Mulheres e ciência: desafios e conquistas”. R. Inter.
Interdisc. INTERthesis, v 8, n. 2 (2011): 23.
Helena S. A. Leite; Paulo A. Porto, “Análise da abordagem histórica para a tabela periódica em livros
de química geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX” R. Quim. Nova, v 38, n. 4
(2015): 584
Heide M. S. Eiglmeier; Camila S. da Silva, "Mulheres da tabela periódica: produção de jogos e o
engajamento de estudantes." R. Eletrônica Ludus Scientiae, v 5, n 1-2 (2021): 240,
Fernanda M. Z. Pombo; Marcelo Lambach, “As visões sobre ciência e cientistas dos estudantes de
química da EJA e as relações com os processos de ensino e aprendizagem”. R. Química Nova, v 39, n
(2017): 239-241.
Eiglmeier; Silva, 240.
Mario Tolentino; Romeu C. Rocha-Filho; Aécio P. Chagas, "Alguns aspectos históricos da classificação
periódica dos elementos químicos." R. Química Nova, v 20, n 1 (1997): 103.
Leite; Porto, 583.
Eiglmeier; Silva, 241.
Lima; Soares, 11.
Kishimoto, Tizuko M., org. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. (São Paulo: Cortez, 1996), 13.
Dulcimeire A. V. Zanon; Manuel A. S. Guerreiro; Robson C. de Oliveira, "Jogo didático Ludo Químico
para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação."
Ciências & Cognição, v 13, n 1 (mar. 2008): 73.
Cleophas, Maria das Graças & Márlon Herbert Flora Barbosa Soares: Didatização lúdica no ensino de
Química - Ciências: Teorias de aprendizagem e outras interfaces. (São Paulo: Livraria da Física, 2018),
Kishimoto, Tizuko M., org. O jogo e a educação infantil. (São Paulo: Pioneira, 1998), 19.
Marcia B. da Cunha, "Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em
sala de aula." R. Química Nova na Escola, v 34, n 2, (maio 2012): 95-96.
Zanon; Guerreiro; Oliveira, 79.
Edemar B. Filho; Alexandre D. M. Cavagis; Karen O. dos Santos; Luzia P. dos S. Benedetti, "Um jogo
de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no Ensino de Química." R. Química Nova na Escola,
v 43, n 2 (2020): 167.
Eiglmeier; Silva, 241.
Airton M. da Silva, "Proposta para tornar o ensino da química mais atraente." R. Química Industrial,
(2011): 7.
Larissy A. Cotonhoto; Claudia B. Rossetti; Daniela D. A. Missawa, "A importância do jogo e da
brincadeira na prática pedagógica." R. Constr. psicopedag., v 27, n 28 (2019): 40.
Edilene M. Pereira; Denaria S. Silva; Ester S. da Costa; Adriano A. Silva; , Shirani K. Haraguchi,
"Quest das ligações químicas: um jogo didático para o ensino de química." R. Scientia Naturalis, v 2, n
(2020): 887.
Rezende, Raíssa & Keysy S. C. Nogueira, Mulheres e a Tabela Periódica: caminhos que se cruzam.
São Paulo: Livraria da Física, 2023.
Ibid.
Maria Raquel Gomes Maia Pires et al, "Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a
ludicidade de jogos em saúde" Rev Esc Enferm USP, v 49, n 6 (2015): 984 e 985.