Análise da aula de Marie Curie (1867-1934) para ensinar densidade para crianças sob a ótica de Isaac Watts (1674-1748)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p101-115Palavras-chave:
Experimentação, Marie Curie, Cooperativa de EnsinoResumo
Resumo
A visão de Marie Curie sobre o ensino de ciências naturais era de que o contato com o laboratório era fundamental para o verdadeiro aprendizado e a compreensão dos fenômenos. Em 1907, em Paris, um grupo de estudiosos decidiu criar uma "cooperativa de ensino" a partir da influência de Marie Curie, onde cada pai-cientista seria responsável por uma disciplina e os alunos assistiriam a uma aula por dia. Este artigo realiza um estudo detalhado sobre as aulas de física com a temática de densidade ministradas por Marie Curie, utilizando como fonte de dados as anotações da aluna Isabelle Chavannes a partir dos métodos descritos no livro "The Improvement of the Mind" de Isaac Watts, publicado em 1741, obra relevante e utilizada por outros nomes de referência da época como Michael Faraday (1791-1867).Foi possível perceber a preocupação da educadora com a assimilação do conhecimento e que esse se desse de maneira sólida, duradoura e contextualizada, trazendo em sua prática docente características que se espera de um bom educador, como o cuidado com a linguagem científica, a semiose, a busca pela evolução dos saberes, a contextualização e a dialética.
Palavras-chave: Experimentação, Marie Curie, Cooperativa de Ensino.
Abstract
Marie Curie's vision of teaching natural sciences was that contact with the laboratory was fundamental for true learning and understanding of phenomena. In 1907, in Paris, a group of scholars decided to create a "teaching cooperative" under the influence of Marie Curie, where each scientist-parent would be responsible for a discipline and the students would attend one class per day. This article conducts a detailed study on the physics classes with the theme of density taught by Marie Curie, using as a data source the notes of the student Isabelle Chavannes based on the methods described in the book "The Improvement of the Mind" by Isaac Watts, published in 1741, a relevant work used by other renowned names of the time such as Michael Faraday (1791-1867). It was possible to perceive the educator's concern with the assimilation of knowledge and that it should occur in a solid, lasting and contextualized manner, bringing in her teaching practice characteristics that are expected of a good educator, such as care with scientific language, semiosis, the search for the evolution of knowledge, contextualization and dialectics.
Keywords: Experimentation, Marie Curie, Teaching Cooperative
Referências
Eve Curie. Madame Curie. Tradução de Monteiro Lobato. (São Paulo:1ª edição, Companhia Editora Nacional, 1938).
Susan Quinn. Marie Curie uma vida. Tradução de Sonia Coutinho. (São Paulo: Ed. Scipione Cultural, 1997).
Arty R. Zantinga-Coppes ; Max J.Coppes. “Madame Marie Curie (1867-1934): A Giant Connecting Two Centuries”. American Journal of Roentgenology, nº6, v. 171, (1998): p.1453-1457, https://www.ajronline.org/doi/10.2214/ajr.171.6.9843270 (acesso em 16 de fevereiro de 2024)
Ingrid Derossi. “Proposta de Caracterização da Metodologia de Ensino da Cientista e Educadora Marie Curie no início do século XX na “Cooperativa de Ensino”.” (dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013).
Raquel Pereira Neves Gonçalves; Mara Elisângela Jappe Goi. "A construção do conhecimento químico por meio do uso da Metodologia de Experimentação Investigativa." Revista Debates em Ensino de Química 8.2 (2022): 31-40.
Lucelia Rodrigues dos Santos; Jorge Almeida de Menezes. "A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios." Revista Eletrônica Pesquiseduca 12.26 (2020): 180-207.
Isabelle Chavannes. Aulas de Marie Curie. (São Paulo: Edusp, 2007).
Antonia Cláudia Prado Pinto; Raquel de Sousa Gondim; Francisca Aparecida Prado Pinto; Francisco Herbert Lima Vasconcelos "A Cultura Maker no Ensino de Ciências." Revista Docentes, 8, 22 (2023): 70-78.
João Batista Reis. “A arquitetura metodológica de Michael Faraday” (Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, PUC-SP, 2006).
José Otávio Baldinato; Paulo Alves Porto. "Jane Marcet e Conversations on chemistry: divulgando a química no início do século XIX", in Anais. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/766.pdf (Acessado em 15 nov. 2023)
Isaac Watts. The Improvement of the Mind: or, a Supplement to the Art of Logic: Containing a Variety of Remarks and Rules for the Attainment and Communication of Useful Knowledge, in Religion, in the Sciences, and in Common Life, (Londres, 1801).
Isaac Watts. The Improvement of the Mind: or, a Supplement to the Art of Logic: Containing a Variety of Remarks and Rules for the Attainment and Communication of Useful Knowledge, in Religion, in the Sciences, and in Common Life, (Londres, 1743).
John Locke. An Essay Concerning Human Understanding. (Londres, 1836.)
John Dewey. Democracia e educação. (3. ed. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959. Texto originalmente publicado em 1916).