Análise da aula de Marie Curie (1867-1934) para ensinar densidade para crianças sob a ótica de Isaac Watts (1674-1748)

Autores/as

  • Ingrid Nunes Derossi Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2024v29p101-115

Palabras clave:

Experimentação, Marie Curie, Cooperativa de Ensino

Resumen

Resumo

A visão de Marie Curie sobre o ensino de ciências naturais era de que o contato com o laboratório era fundamental para o verdadeiro aprendizado e a compreensão dos fenômenos. Em 1907, em Paris, um grupo de estudiosos decidiu criar uma "cooperativa de ensino" a partir da influência de Marie Curie, onde cada pai-cientista seria responsável por uma disciplina e os alunos assistiriam a uma aula por dia. Este artigo realiza um estudo detalhado sobre as aulas de física com a temática de densidade ministradas por Marie Curie, utilizando como fonte de dados as anotações da aluna Isabelle Chavannes a partir dos métodos descritos no livro "The Improvement of the Mind" de Isaac Watts, publicado em 1741, obra relevante e utilizada por outros nomes de referência da época como Michael Faraday (1791-1867).Foi possível perceber a preocupação da educadora com a assimilação do conhecimento e que esse se desse de maneira sólida, duradoura e contextualizada, trazendo em sua prática docente características que se espera de um bom educador, como o cuidado com a linguagem científica, a semiose, a busca pela evolução dos saberes, a contextualização e a dialética.

Palavras-chave: Experimentação, Marie Curie, Cooperativa de Ensino.

Abstract

Marie Curie's vision of teaching natural sciences was that contact with the laboratory was fundamental for true learning and understanding of phenomena. In 1907, in Paris, a group of scholars decided to create a "teaching cooperative" under the influence of Marie Curie, where each scientist-parent would be responsible for a discipline and the students would attend one class per day. This article conducts a detailed study on the physics classes with the theme of density taught by Marie Curie, using as a data source the notes of the student Isabelle Chavannes based on the methods described in the book "The Improvement of the Mind" by Isaac Watts, published in 1741, a relevant work used by other renowned names of the time such as Michael Faraday (1791-1867). It was possible to perceive the educator's concern with the assimilation of knowledge and that it should occur in a solid, lasting and contextualized manner, bringing in her teaching practice characteristics that are expected of a good educator, such as care with scientific language, semiosis, the search for the evolution of knowledge, contextualization and dialectics.

Keywords: Experimentation, Marie Curie, Teaching Cooperative

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Publicado

2024-07-01

Número

Sección

Tópicos de História da Ciência