Edmund Gunter no século XVII na Inglaterra: suas conexões e colaborações para a matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p3-27

Resumo

No século XVII, a Inglaterra, sob influência do avanço comercial e científico, destacou-se na matemática prática, especialmente em navegação. Edmund Gunter, matemático e clérigo, tornou-se professor de astronomia no Gresham College, instituição londrina que unia teoria e prática, criada por Thomas Gresham. Gunter desenvolveu instrumentos como o Setor e o Cross-staff, essenciais para navegação, e publicou tratados como Canon Triangvlorvm (1620), integrando logaritmos e trigonometria. Suas colaborações com Henry Briggs e William Oughtred promoveram aplicações práticas da matemática. Gunter destacou-se pelo desenvolvimento e de obras em inglês, ampliando o acesso ao saber, e suas contribuições influenciaram navegadores, cartógrafos e estudiosos, marcando a transição entre a matemática teórica e prática. Importante salientar que este é um excerto de dissertação defendida em 2022.

Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestre em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM).

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Santos, A. G. dos, & Pereira, A. C. C. (2025). Edmund Gunter no século XVII na Inglaterra: suas conexões e colaborações para a matemática. História Da Ciência E Ensino: Construindo Interfaces, 32, 3–27. https://doi.org/10.23925/2178-2911.2025v32p3-27

Edição

Seção

Tópicos de História da Ciência