História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio
Abstract
Resumo
Este artigo tem como finalidade sugerir um conjunto de critérios metodológicos, com o intuito de facilitar o processo sobre a análise de livros didáticos de Química do ensino médio, selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio-PNLEM, quanto ao teor de seus recortes históricos sobre a História da Ciência, mais precisamente, sobre a História da Química. Visando cumprir os objetivos propostos, foram elaborados cinco critérios que podem servir de aporte perante a análise da qualidade dos recortes históricos presentes nesses livros. Os resultados obtidos, após a aplicação dos critérios adotados, são considerados relevantes.
Palavras-chave: História da Ciência (Química); Critérios Metodológicos; Livros Didáticos de Química.
Abstract
This paper intends to propose a set of methodological criteria, developed by the authors themselves, that expects became easier the process of textbooks of chemistry analysis in high school, selected by the National Textbook Program for Middle School – “PNLEM”, specially about the History of Science historic aspects, and particularly, the History of Chemistry. To achieve these proposed goals five criteria were produced. These ones can helps in quality analysis of historic facts put on these books. The results obtained after its application can be considered relevant.
Keywords: History of Science (Chemistry); Methodological Criteria; Textbook of Chemistry.