O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o seu papel na popularização da Ciência em Manaus

Authors

  • Saulo Cezar Seiffert Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM http://orcid.org/0000-0001-7890-1886
  • Márcia Borin da Cunha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p67-85

Abstract

Resumo

A formação científica de uma população pode ocorrer em diferentes espaços, sendo alguns relacionados à pesquisa científica de uma região. Todavia, a presença de instituições científicas não é condição fundamental para ocorrer popularização da Ciência, mas é algo que acontece no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA.  Neste artigo, temos como objetivo associar parte da história da cidade de Manaus com a atividade científica e sua popularização promovidas pelo INPA. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, visitas no local e anotações, que deram origem a três argumentos: a) instituições científicas promovem popularização da Ciência; b) parte da popularização da Ciência se dá por meio das exposições científicas; c) as exposições científicas fazem parte de uma educação não formal, que se relacionam ao ethos da instituição. Apresentamos a história das instituições de pesquisa em Manaus/AM, algumas falências e aquelas que prosperaram, e como exemplo, destacamos alguns resultados de divulgação científica exitosa - o Bosque da Ciência do INPA.

Palavras-chave: popularização científica; instituições de pesquisa; Manaus; Amazônia.

Abstract

The scientific formation of a population can occurs in different spaces, some of which are related to scientific research in a region. However, the presence of scientific institutions is not a fundamental condition for the popularization of Science, but it is something that happens at the National Institute of Amazonian Research, NIAR. In this article we aim to associate part of the history of the city of Manaus with the scientific activity and its popularization promoted by NIAR. This study was carried out through bibliographic research, on-site visits and notes, which gave rise to three arguments: a) scientific institutions promote the popularization of science; b) part of the popularization of science occurs through scientific exhibitions; c) scientific exhibitions are part of a non-formal education, which are related to the institution's ethos. We present the history of research institutions in Manaus AM, some bankruptcies and those that prospered, as an example, we present some results of successful scientific dissemination - the Science Forest of NIAR.

Keywords: scientific popularization; research institutions; Manaus; Amazon.

Author Biographies

Saulo Cezar Seiffert Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, aprendizagem significativa, analogias e metáforas,modelos mentais, ensino de zoologia, discurso expositivo e educação em espaços não formais. Trabalho atualmente na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro da Associação Brasileira de Cristão na Ciência (ABC²) e líder do grupo de estudos em Manaus/AM

Márcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Pós-doutora em Educação na Universidade Federal de São João del-Rei (Brasil). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemático - PPGECEM, Campus de Cascavel-PR (Brasil).

Published

2020-12-26

Issue

Section

Tópicos de História da Ciência