História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Química: analisando dez anos de trabalhos acadêmicos científicos e sua usabilidade no ensino básico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2020v22p3-28

Abstract

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma caracterização das produções acadêmico científicas sobre o uso da história e filosofia da ciência (HFC) para o ensino de química. Centramos nossa análise nas seguintes revistas: Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, Revista Brasileira de História da Ciência e Revista Química Nova na Escola, buscando artigos publicados ao longo de dez anos (2008 a 2018). Foram identificados 43 trabalhos sobre essa temática. Como decorrência da análise identificamos as competências e habilidades específicas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias sugeridas nos textos. E, dez temas específicos da química apresentados a partir de diversos enfoques e abordagens. Considerando o período estudado, pudemos concluir que há baixa produção sobre história da química mostrando o quanto este campo ainda encontra-se em construção e necessita de divulgação em periódicos. Porém, entendemos que todos os trabalhos aqui citados tem a potencialidade de serem usados em salas de aula do Ensino Médio, pois além de apresentarem os conteúdos específicos dessa ciência evidenciam as relações entre ciência e outros campos, como a sociedade, economia, cultura, política e tecnologia, por exemplo.

Palavras-chave: História da Química, Ensino Médio, BNCC.

Abstract

In this paper, we present a characterization of the scientific academical productions about the use of history and philosophy of science for chemistry teaching. We centered our analysis in the following journals: Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces; Revista Brasileira de História da Ciência and Revista Química Nova na Escola searching for papers that were published in ten years (2008 to 2018). We identified 43 papers on this topic. As a result of the analysis, we identified the specific skills and abilities of the Natural Sciences and its Technologies suggested in the texts. And ten specific topics of chemistry presented from different perspectives and approaches. Considering the period studied, we were able to conclude that there is low production on the history of chemistry, showing how much this field is still under construction and needs to be published in journals. However, we understand that all the works mentioned here have the potential to be used in high school classrooms, because in addition to presenting the contents of this science, they also show the relationships between science and other fields, such as society, economics, culture, politics and technology, for example.

Keywords: History of Chemistry, High School, BNCC.

Author Biographies

Letícia do Prado, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação para Ciência.

Lucas de Melo Trentin, Universidade Estadual Paulista

Licenciando em Química

Published

2020-12-26

Issue

Section

História da Ciência e Ensino