A study on the concept of gene transmission from a historical-dialectical materialist perspective

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p28-44

Keywords:

Scientific concept, philosophical currents, historicity

Abstract

The study of the transmission of characteristics from one generation to another, for most of human history, was about heredity. Aware that by understanding the historical and contradictory development of this scientific knowledge it is possible to apprehend units that indicate the integration of this concept in a conceptual network of Biology, as a human activity, we based the research on the historical and philosophical study of the concept of gene transmission, especially in its conceptual, epistemological, ontological and socio-historical units, as well as in the establishment of the relationship between this concept and the main philosophical currents of thought of Biology. To do so, we adopted the historical-dialectical materialist logic (MHD) as a theoretical-methodological basis, through which we conducted documentary and exploratory analyses of human productions on the theme and articulated them to the historical and philosophical moments essential to the apprehension of the genesis and development of this concept. We conclude that the construction process of the concept of gene transmission was determined by historical conditions and, therefore, is ideologically compromised. Throughout the study, we evince a movement of approximations, relations and synthesis of the essential elements to understand the essence of the concept of gene transmission.

Author Biographies

ElisaVaz Borges Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Possui especialização em Biologia Vegetal - Universidade Estadual de Goiás / UEG e graduação (licenciatura) em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás / UEG. Professora efetiva de Biologia no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. Bolsista da CAPES. É integrante do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação) e do LAPENCI (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências). Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente ao processo de ensino e aprendizagem, pensamento teórico e História e Filosofia da Ciência.

Regiane Machado de Sousa Pinheiro, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Ciências Biológica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Bolsista da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do LAPENCI (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências).Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente a livros didáticos, ensino de biologia, educação em ciências, formação de professores, teoria histórico-cultural, didática desenvolvimental.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, bem como do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), membro da gestão coletiva do Fórum de Licenciatura da UFG (2019 a 2023), membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências (LAPENCI) e diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED - gestão 2020 a 2023). Tem experiência na área de educação, com ênfase nos estudos sobre as tecnologias e a educação; teorias da educação; processos pedagógicos; didática, formação de professores e Educação em Ciências.

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Published

2023-12-28