O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio
Abstract
O presente trabalho teve por objetivo expor a visão dos professores de Química e Biologia acerca do uso da História da Ciência como forma de contextualizar os conteúdos, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada com doze professores de três escolas da Rede Pública de Belém que aceitaram responder o instrumento aplicado para que pudéssemos conhecer o que pensam esses professores sobre a contextualização da História da Ciência com as disciplinas química e biologia. Verificamos que à grande maioria dos professores que participaram da pesquisa entendem que a realização de metodologias que envolva a História da Ciência em conteúdos de química e biologia nas escolas de Ensino Médio torna – se significativo, uma vez que irão facilitar a aprendizagem dos alunos. Também relataram que o livro didático utilizado nas escolas já aborda um pouco da História da Ciência em alguns conteúdos de química e biologia. Dessa forma, sugeriram os conteúdos “Tabela Periódica” e as “Teorias Evolucionistas” para que sejam desenvolvidos de maneira contextualizada com a História da Ciência. Neste sentido, entendemos que ao se discutir o aspecto histórico da ciência dentro das aulas de química e biologia, haverá a compreensão não somente de como essas ciências foram constituídas, mas também como os conhecimentos foram gerados, sendo fruto do homem em constante desenvolvimento. Para tanto, devem ser inseridas tais discussões dentro do Currículo do Ensino Médio, assim como na formação dos docentes. Palavras-chaves: História da Ciência, Contextualização, Formação dos docentes.Downloads
Published
2012-06-08
Issue
Section
História da Ciência e Ensino