O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio

Autores/as

  • André Silva dos Reis UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Maria Dulcimar de Brito Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • Ruth Gabriel Canga Buza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Resumen

O presente trabalho teve por objetivo expor a visão dos professores de Química e Biologia acerca do uso da História da Ciência como forma de contextualizar os conteúdos, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa. A pesquisa foi realizada com doze professores de três escolas da Rede Pública de Belém que aceitaram responder o instrumento aplicado para que pudéssemos conhecer o que pensam esses professores sobre a contextualização da História da Ciência com as disciplinas química e biologia. Verificamos que à grande maioria dos professores que participaram da pesquisa entendem que a realização de metodologias que envolva a História da Ciência em conteúdos de química e biologia nas escolas de Ensino Médio torna – se significativo, uma vez que irão facilitar a aprendizagem dos alunos. Também relataram que o livro didático utilizado nas escolas já aborda um pouco da História da Ciência em alguns conteúdos de química e biologia. Dessa forma, sugeriram os conteúdos “Tabela Periódica” e as “Teorias Evolucionistas” para que sejam desenvolvidos de maneira contextualizada com a História da Ciência. Neste sentido, entendemos que ao se discutir o aspecto histórico da ciência dentro das aulas de química e biologia, haverá a compreensão não somente de como essas ciências foram constituídas, mas também como os conhecimentos foram gerados, sendo fruto do homem em constante desenvolvimento. Para tanto, devem ser inseridas tais discussões dentro do Currículo do Ensino Médio, assim como na formação dos docentes. Palavras-chaves: História da Ciência, Contextualização, Formação dos docentes.

Biografía del autor/a

André Silva dos Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com habilitação em Química. Participo de atividades de pesquisa no Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência na Amazônia da Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação.

Maria Dulcimar de Brito Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Docente com Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Pará, concluído em 1991. Atualmente exerce atividades como Professora Assistente IV na Universidade do Estado do Pará, atuando no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Ciências e Tecnologias Aplicadas a Educação, Saúde, Meio ambiente

Ruth Gabriel Canga Buza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduada do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química , pela Universidade do Estado do Pará, participa de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio do Grupo de Pesquisa Ciências e Tecnologias aplicadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente

Publicado

2012-06-08

Número

Sección

História da Ciência e Ensino