Os poemas de Fritz Müller como fonte e inspiração para estudos em história da ciência e educação ambiental: linguagens e interdisciplinaridade

Autores/as

  • Flavia Pacheco Alves de Souza "Universidade Federal do ABC"
  • Andrea Paula Oliveira Kamesnky Santos "Universidade Federal do ABC"
  • Luiz Roberto Fontes "Instituto Médico Legal - setor de tanatologia"

Resumen

Resumo

Este artigo busca estabelecer um diálogo entre o conjunto de poemas escritos por Fritz Müller, naturalista alemão residente no Brasil do século XIX, com a educação ambiental, propondo ressignificações para utilização de professores do Ensino Fundamental que trabalham com esse tema transversal em sala de aula. Müller contribuiu para as ciências biológicas com 264 artigos científicos; e, também, aventurou-se em escrever doze poemas com o intuito de educar suas filhas ainda pequenas e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes algo sobre a fauna e flora tipicamente brasileiras. Ao longo do trabalho, pretendemos refletir sobre como as narrativas do autor permanecem contemporâneas, podendo ser utilizadas por professores para a inserção de temas de educação ambiental em sala de aula; contribuindo, desta forma, para a formação interdisciplinar de cidadãos críticos e conscientes frentes às questões ambientais atuais.

Palavras-chave: Educação ambiental; Fritz Müller; Poemas; Interdisciplinaridade.

Abstract

This piece of work establish dialogue between the set of poems written by Fritz Müller, a german naturalist who lived in Brazil in the 19th century, with environmental education, proposing reinterpretation for use of elementary school teachers who work with this cross-cutting theme in the classroom. Müller contributed to biology in general and is the author of 264 scientific articles; and also ventured to write twelve poems to educate his daughters, and at the same time teach them something about the typical Brazilian fauna and flora. The analyse of his poems intends to demonstrate how his narratives remain contemporary and therefore could be used by primary school teachers to introduce environmental education subjects in the classroom; thus contributing to the development of critical citizens who are conscious of the environmental issues of our time.

Keywords: Environmental Education; Fritz Müller; Poems; Interdisciplinary.

Biografía del autor/a

Flavia Pacheco Alves de Souza, "Universidade Federal do ABC"

Mestranda em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática - UFABC

Especialista em educação ambiental - SENAC

Graduada em ciência biológicas (licenciatura) Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Andrea Paula Oliveira Kamesnky Santos, "Universidade Federal do ABC"

Pós-Doutora em História da Ciência pelo Centro Simão Mathias – PUC-SP, Doutora em História Econômica, Mestre em História Social e graduada em História pela Universidade de São Paulo.

 

Luiz Roberto Fontes, "Instituto Médico Legal - setor de tanatologia"

Doutor e Mestre em Zoologia pela Universidade de São Paulo, graduado em Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2015-05-04

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula