Documentos para a História da Ciência no Brasil: Do contexto controverso à pesquisa das Teses Doutorais da Faculdade de Medicina da Bahia

Autores/as

  • Adailton Ferreira Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

Resumen

Resumo

Estudamos as Teses Doutorais da Faculdade de Medicina da Bahia, do século XIX, enquanto documentação alusiva à história das ciências médicas.  Para isso, analisamos esta documentação primária, criada pelos governantes e publicada pela Faculdade da Bahia, para saber como as Teses Doutorais se entrelaçam com o contexto histórico da época, marcado por três fatores: a política de desenvolvimento do país; as crises nos setores da saúde; a precariedade do ensino de medicina. Certificamo-nos de que o surgimento das Teses Doutorais ocorreu num contexto controverso, cheio de percalços e de mudanças sociais e no ensino. As referidas mudanças trouxeram para o cenário das ciências debates favoráveis e contrários engendrados por grupos de professores e de médicos, além dos descontentamentos das corporações política e social. A documentação estudada espelha, portanto, as ciências médicas ao mesmo tempo em que é marcada pela regionalidade do lugar que lhes deu origem, a Província da Bahia. Além disso, ela é moldada pelo contexto histórico e assinala as variantes das forças dos pensamentos da sua época. Com efeito, ao se investigar este tipo de documentação, deve-se manter um olhar “guia” e uma abordagem minuciosa das especificidades e características existentes nas linhas e entrelinhas do conteúdo escrito e jamais perder de vista as dimensões humanas e os fatores sociais e políticos que lhes são intrínsecos.

Palavras-chave: História da Ciência; Contexto das Teses Doutorais; Faculdade de Medicina da Bahia - Brasil Imperial.

Abstract

We study the PhD Thesis of Bahia School of Medicine, the century XIX while alluding documentation for the history of medical sciences. For this, we analyze this primary documentation, created by the government and published by the Bahia School to learn how Doctoral Thesis are intertwined with the historical context of the time, marked by the country's development policy and the crisis in the health sector and by precariousness of medical education. We make sure that the emergence of the Doctoral Thesis occurred in a controversial context, full of mishaps and social change and education. These changes brought the discussions favor of and against to the stage of science engendered by groups of teachers and doctors, in addition to the political and social discontent corporations. Therefore, the literature review reflects the medical sciences and at the same time, it is marked by the regionality of the place that gave them origins, the Province of Bahia. In addition, it is shaped by the historical context and points out the variants of the forces of the thoughts of his time. In fact when we investigate this kind of documentation should keep a look 'guide' and a detailed approach of the specificities and the characteristics existing in the lines and between lines of the content writing and never lose sight of the human dimensions and the social and the political factors intrinsic to them.

Keywords: History of Science; Context of Doctoral Thesis; Medicine College Bahia-Brasil Imperial.

 

Biografía del autor/a

Adailton Ferreira Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB

Doutorado em História da Ciência pela (PUCSP), Mestrado em História da Ciência pela (PUCSP), Especialização em Psicopedagogia pela (FEBA) e graduações em Filosofia e em Pedagogia pela (UFBA). Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação I, é líder do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência e Ensino, participa do Grupo de Estudos sobre a Institucionalização das Ciências no Brasil na PUCSP. Coordenador do Projeto Centro de Documentação Digital de História da Ciência (CDHC), Coordenador Geral do Programa de Formação de Professor da Educação Profissional da Rede Pública do Estado da Bahia e membro do Grupo Gestor da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Estuda principalmente os seguintes temas: história da ciência no Brasil, filosofia da ciência, epistemologia e ensino de ciências.

Publicado

2015-11-10

Número

Sección

Tópicos de História da Ciência