Participação, inserção e expressividades de lideranças científicas assumidas por mulheres na produção da ciência e tecnologia

Autores/as

  • Sebastião Rodrigues-Moura Instituto Federal do Pará http://orcid.org/0000-0003-4254-6960
  • Rafael Cordeiro-Rodrigues Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Alexandre Guimarães Rodrigues Instituto de Tecnologia e Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.
  • Licurgo Peixoto de Brito Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2018v18i1p152-165

Resumen

Resumo

Apresentamos nesta pesquisa, um debate sobre a realidade e as possibilidades da participação das mulheres em lideranças científicas, destacando sua inserção em um espaço que sempre teve predominância masculina nas diversas atribuições, mas que ao longo da história, algumas mulheres conseguiram posicionar suas expressividades e puderam representar a ciência e tecnologia em muitas atribuições. Diante dessa proposta, analisamos ao longo da história a realidade e as possibilidades de participação e inserção de expressividades femininas em diversos papéis e funções desempenhados em carreiras científicas, tecnológicas e sociais. Usamos como ferramenta metodológica, a abordagem qualitativa embasada em elementos da análise textual discursiva frente à lógica do materialismo dialético. Essa demanda culminou em dois eixos de análise, nos quais pudemos identificar a realidade e a possibilidade da participação feminina na produção científica, bem como elencamos vinte e cinco personalidades que trouxeram suas expressividades em carreiras da ciência e tecnologia. Os resultados discutidos neste estudo representam a qualidade de um material capaz de propiciar e fazer alusão da relevância social de personalidades femininas ocupando papéis na produção da ciência e tecnologia mundial.

Palavras-chave: Ciência e tecnologia; Expressividades femininas; Mulheres da Ciência.

Abstract

We present in this research, a debate on the reality and the possibilities of the participation of women in scientific leaders, highlighting their insertion in a space that has always had male dominance in the various assignments, but that along the history, some women have managed to position their expressiveness and have been able to represent science and technology in many assignments. Faced with this proposal, we analyze throughout history the reality and the possibilities of participation and insertion of feminine expressiveities in various roles and functions performed in scientific, technological and social careers. We use it as a methodological tool, the qualitative approach based on elements of textual analysis discursive in front of the logic of dialectical materialism. This demand culminated in two axes of analysis, in which we were able to identify the reality and the possibility of female participation in scientific production, as well as we ten personalities who brought their expressiveness into science careers and technology. The results discussed in this study represent the quality of a material capable of providing and alluding to the social relevance of female personalities occupying roles in the production of world science and technology.

Keywords: Science and technology; Feminine expressiveness; Women in Science.

Biografía del autor/a

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal do Pará

Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016).

Pós-Graduado a nível de Especialização em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013/2014).

Atua na na área de docência em Física, Matemática, Química e Ciências Naturais.

Licenciado em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). 

Rafael Cordeiro-Rodrigues, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Licenciando em Ciências Naturais - habilitação em Química - pela Universidade do Estado do Pará.

Alexandre Guimarães Rodrigues, Instituto de Tecnologia e Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

Possui graduação em Física-bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1999) em Mecânica Quântica e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2003) na área de Teoria Quântica de Campos. No período de 2004 à 2005 participou como pós-doc no Projeto Milênio de Informação Quântica na Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Realizou entre os anos de 2012 e 2013 Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo na área de Ensino de Física sob supervisão do professor Maurício Pietrocola (FE-USP). Coordena desde 2011 o PCNA, programa de assistência estudantil de cunho didático-pedagógico interligado à questões de ensino-pesquisa e extensão. É coordenador desde 2017 do grupo de pesquisa do Laboratório de Inovação Didática em Física (LIDF) que lida com inovação no ensino de Física com interfaces para as engenharias a partir da introdução de novas práticas de ensino-aprendizagem e de novos recursos instrucionais de caráter didático-pedagógico investigativo em diversos formatos.

Licurgo Peixoto de Brito, Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

Licenciado em Ciências Naturais (1979), em Física (1984) e doutor em Geofísica (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor Associado IV da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e na pós-graduação em ambos, e coordena o Polo Acadêmico UFPA-REAMEC para formação de doutores em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal brasileira. Possui experiência em Gestão Acadêmica tanto na UFPA quanto na Secretariaria de Estado de Educação do Pará onde atuou por cinco anos e meio, e participou de diversas comissões junto ao MEC, INEP e CAPES onde atualmente compõe o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (gestão 2011-2014 e gestão 2014-2017). Já desenvolveu pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, e atualmente dedica-se à pesquisa em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente em Ensino de Física Através de Temas, com ênfase em temas regionais da Amazônia.

Publicado

2018-10-05

Número

Sección

História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula