Educação do Campo e História da Ciência: uma proposta didática expressa em planos de aula
DOI:
https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp370-389Resumen
Resumo
A História e Filosofia da Ciência contribui com as interconexões entre ciência e cultura, religião, política, numa relação de interdependência mútua, envolvendo também a contextualização com a realidade onde o estudante vive. Paralelamente, a Educação do Campo emerge como uma proposta de ensino que coloca os povos do campo numa posição de protagonismo e autonomia, com foco na transformação social. Partindo do pressuposto que esse sujeito em transformação precisa ser formado, o empenho no ato de planejar é extremamente importante. Por conseguinte, os planos de aula revelam experiências e saberes docentes, crenças, valores, concepções teóricas e ações que impregnam o seu fazer. É, portanto, com a intenção de contribuir com um ensino de ciências voltado para a historicidade dos conceitos, que optou-se por realizar uma atividade que envolvesse a elaboração, por parte dos discentes, de planos de aula, resgatando o lugar do planejamento na prática escolar e buscando as interfaces entre a história da ciência e a educação do campo. Neste artigo, apresentamos e discutimos aspectos que se mostraram relevantes durante a elaboração de planejamentos de aula por estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo que envolveram propostas de articulação entre a História e Filosofia da Ciência e a realidade do Campo. A atividade pedagógica foi desenvolvida no Componente Curricular de História e Filosofia da Ciência e consistiu na produção de planos de aula envolvendo contextos históricos da ciência e sua interface com a Educação do Campo, contextualizando os saberes existentes nas comunidades às bases científicas e históricas que norteiam a história das ciências.
Palavras-chave: História e Filosofia da ciência, Educação do Campo, Planejamento.
Abstract
The History and Philosophy of Science contributes to the interconnections between science and culture, religion, politics, in a relationship of mutual interdependence, also involving the contextualization with the reality where the student lives. At the same time, Rural Education emerges as a teaching proposal that places rural people in a position of protagonism and autonomy, with a focus on social transformation. Assuming that this subject in transformation needs to be formed, the effort in the act of planning is extremely important. Therefore, the lesson plans reveal teaching experiences and knowledge, beliefs, values, theoretical concepts and actions that permeate their practice. It is, therefore, with the intention of contributing to a science teaching focused on the historicity of concepts, that it was decided to carry out an activity that involved the elaboration, on the part of the students, of lesson plans, rescuing the place of planning in the school practice and seeking the interfaces between the history of science and rural education. In this article, we present and discuss aspects that proved to be relevant during the elaboration of lesson plans by students of the Degree Course in Rural Education, which involved proposals for articulation between the History and Philosophy of Science and the reality of the Field. The pedagogical activity was developed in the Curriculum Component of History and Philosophy of Science and consisted in the production of lesson plans involving historical contexts of science and its interface with Rural Education, contextualizing the existing knowledge in the communities to the scientific and historical bases that guide the history of science.
Keywords: History and Philosophy of Science, Rural Education, Lesson Plans.